PUBLICIDADE

Google dissolve conselho de ética em inteligência artificial

5 abr 2019 - 10h12
(atualizado às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google, da Alphabet, anunciou na quinta-feira a dissolução de um conselho que tinha formado uma semana antes para considerar as questões éticas em torno de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes.

O conselho encontrou controvérsias sobre dois de seus membros, de acordo com o portal de notícias online Vox, que relatou a dissolução pela primeira vez.

Google tem acesso a incontáveis dados dos usuários
Google tem acesso a incontáveis dados dos usuários
Foto: Hannah McKay / Reuters

O conselho, iniciado em 26 de março, deveria fornecer recomendações para o Google e outras empresas e pesquisadores que trabalham em áreas como o software de reconhecimento facial, uma forma de automação que provocou preocupações sobre preconceito racial e outras limitações.

O Conselho Consultivo Externo de Tecnologia Avançada de oito membros (ATEAC) incluiu especialistas em tecnologia e em ética digital.

"Ficou claro que no ambiente atual, a ATEAC não pode funcionar como queríamos. Então, estamos dissolvendo o conselho e voltando à fase anterior", disse um representante do Google em um comunicado enviado por email.

A matéria da Vox informou que funcionários do Google assinaram uma petição pedindo a remoção de um dos membros por comentários sobre pessoas transexuais, e acrescentou que a inclusão de um executivo de uma empresa de drones levantou o debate sobre o uso da AI do Google para aplicações militares.

Veja também

Rashid sobre show no Lolla: "No palco, dou 200% de mim":
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade