PUBLICIDADE

Samsung aposta em celulares de tela curva para bater rivais

Prestes a registrar seu pior lucro anual em três anos, a Samsung está cercada por rivais chineses como Xiaomi e Lenovo

13 nov 2014 - 16h17
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Creio que uma tela curva é uma grande solução para superar estes desafios", disse Kim Nam-su, projetista sênior da Samsung</p>
Creio que uma tela curva é uma grande solução para superar estes desafios", disse Kim Nam-su, projetista sênior da Samsung
Foto: Dado Ruvic / Reuters

A Samsung quer restaurar sua liderança no mercado global de celulares inteligentes apostando em aparelhos sofisticados, com telas curvas e cheios de recursos difíceis de serem replicados por rivais.

A empresa sul-coreana quer que seus produtos, como o Galaxy Note Edge - aparelho com a tela curva rígida - se destaquem entre uma série de rivais de telas planas. Mas, para ter rentabilidade precisará produzí-los a baixo custo e convencer desenvolvedores a projetar aplicativos compatíveis com o novo formato.

Prestes a registrar seu pior lucro anual em três anos, a Samsung está cercada por rivais chineses como Xiaomi e Lenovo, que produzem aparelhos com tela sensível ao toque (touchscreen) e dotados de todas as funções, porém mais baratos.

Apenas a Apple tem conseguido manter um caráter totalmente premium a sua marca.

Telas grandes e curvas

A tendência da indústria de produzir aparelhos com telas cada vez maiores torna difícil o desenvolvimento de designs únicos, disse Kim Nam-su, projetista sênior da Samsung e arquiteto do Note Edge.

<p>A empresa sul-coreana quer que seus produtos, como o Galaxy Note Edge - aparelho com a tela curva rígida - se destaquem no mercado</p>
A empresa sul-coreana quer que seus produtos, como o Galaxy Note Edge - aparelho com a tela curva rígida - se destaquem no mercado
Foto: CNET

"Uma mudança de plataforma pode trazes uma variedade de novas considerações... Creio que uma tela curva é uma grande solução para superar estes desafios", disse ele.

O Note Edge não é o primeiro aparelho a usar um formato que não seja totalmente plano. Mas a borda curvada do aparelho é projetada para ser mais que um artifício e oferece atalhos para aplicativos e recursos de personalização.

"Toda a vez que a indústria de telefonia móvel viu avanços foi quando a experiência de uso ou interação foi alterada", disse o analista Neil Shah, da Counterpoint.

"Talvez agora a Samsung com um aparelho curvado, ou telas flexíveis, possa desenvolver uma nova forma de interação com dispositivos portáteis, promovendo um ecossistema ao redor dela", afirmou.

À venda na Coreia do Sul desde outubro por quase US$ 1.000 e também no Japão, o Note Edge em breve vai ser lançado nos Estados Unidos.

Galaxy ou iPhone? Compare smartphones topo de linha Galaxy ou iPhone? Compare smartphones topo de linha

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade