PUBLICIDADE

5G estará disponível no Brasil em 2019, mas com foco na banda larga fixa

18 mai 2018 - 14h03
Compartilhar
Exibir comentários

A Nokia, mais conhecida pelo público geral como marca de celulares, está cada vez mais voltando sua atuação para a fabricação de equipamentos de rede. Ela é quem fornece equipamentos para as nossas operadoras de Internet no Brasil, por exemplo. E, segundo o que a empresa afirma, os brasileiros terão acesso, já no ano que vem, à quinta geração de redes móveis, o 5G.

anatel antena
anatel antena
Foto: Canaltech

Mas isso não significa que em 2019 você vai ter conexão ultrarrápida no seu celular para assistir a vídeos, jogar e acessar conteúdo na web. Inicialmente, o serviço ficará disponível como banda larga fixa de alta velocidade, atingindo velocidades entre 200 Mbps e 400 Mbps.

Wilson Cardoso, que é diretor de tecnologia da Nokia para a América Latina, informou que as empresas de telecomunicações brasileiras já estão testando o 5G; entretanto, a indústria está aguardando que a Anatel realize o leilão da faixa de 3,5 GHz para definir como ficará o futuro do 5G no país.

Espera-se que o evento aconteça logo no início de 2019 e que 200 MHz sejam divididos em quatro diferentes lotes. Após o leilão, a implementação comercial das redes de 5G poderia acontecer em um período entre três e seis meses após o recebimento dos lotes de frequência pelas operadoras.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade