PUBLICIDADE

10 fatos sobre o Google que você provavelmente não conhecia

29 set 2017 - 17h55
Compartilhar
Exibir comentários

A Google, atualmente, é uma das empresas privadas mais importantes do mundo, influenciando a sociedade graças a suas constantes inovações tecnológicas. Mas, apesar de todo mundo saber que a empresa é uma gigante da internet que domina o universo das buscas virtuais, há muito o que descobrir a respeito da companhia desde que ela foi fundada nos anos 1990.

Google
Google
Foto: Canaltech

Descubra, a seguir, 10 fatos um tanto quanto desconhecidos sobre a história da empresa de Mountain View criada por Larry Page e Sergey Brin:

Os fundadores da Google se conheceram por acaso

Quando Page tinha 22 anos, ele se formou em engenharia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e foi recebido por Brin, que tinha 21 anos, quando visitava o campus da Universidade de Stanford para iniciar o seu Ph.D. Isso aconteceu em 1995.

O Google inicialmente se chamava BackRub

A primeira página que a dupla colocou no ar em 1996, usando os servidores da Universidade de Stanford, se chamava BackRub. O site permaneceu no ar por mais de um ano, mas, depois de "comer" muita banda do local, acabou sendo hospedado externamente. No mesmo ano, Page e Brin decidiram mudar o nome do site para Google.

O nome Google é uma brincadeira com o conceito de "googol"

Um googol é o número 10 elevado à centésima potência - ou seja, o número 1 seguido por cem zeros. O nome para este número gigantesco foi dado por uma criança de oito anos, cujo tio era um matemático que desejava criar uma maneira mais simples de representar este numeral.

O primeiro escritório da Google era uma garagem alugada

A Google era, literalmente, uma empresa de garagem. Seu primeiro escritório foi montado em uma garagem alugada em 1998. Sua proprietária era irmã de uma funcionária da empresa, que foi a primeira gerente de marketing da Google, atualmente ocupando o cargo de CEO do YouTube.

O Gmail foi lançado no Dia da Mentira

O dia 1 de abril é mundialmente conhecido como o Dia da Mentira, e, por alguma razão, o Gmail acabou sendo lançado nesta data de 2004. A ideia seria fingir que o lançamento seria uma brincadeira, com todo mundo descobrindo que o serviço era de verdade no dia seguinte.

A compra do YouTube aconteceu em uma rede de fast food

Steven Chen, cofundador do YouTube, não queria marcar os encontros para negociar a venda de seu serviço em escritórios convencionais. Então, os executivos escolheram uma unidade do Denny's em Palo Alto, na Califórnia, como local da reunião em que bateram o martelo. A compra do YouTube pela Google aconteceu em 2006 por US$ 1,65 bilhão.

Os chefões combinaram de trabalhar juntos por 20 anos

Antes de a companhia abrir o seu capital em 2004, Page, Brin e Eric Schmidt, então CEO da Google e atual presidente da Alphabet, fizeram um acordo mútuo: os três combinaram que trabalhariam juntos na empresa por duas décadas.

A empresa sempre foi "pet friendly"

Não é de hoje que a Google tem portas abertas para os animais de estimação de seus funcionários. Desde o início, a companhia permite a entrada de pets, sendo que um dos primeiros cachorros que a empresa recebeu foi Yoshka, cujo dono era o então vice-presidente de operações, Urs Hoelzle.

O Google Imagens estreou em grande estilo

Em 2001, o Google Imagens surgiu para facilitar a busca por fotos e GIFs na plataforma. Mas muito se engana quem pensa que o serviço surgiu timidamente: quando foi ao ar, ele já exibia 250 milhões de imagens.

A gigante fornece Wi-Fi de graça em Mountain View

Qualquer pessoa que visitar a região de Mountain View, na Califórnia, onde fica a sede da Google, pode usar o Wi-Fi fornecido pela companhia sem gastar nem um centavo por isso. Mas, o que pode parecer um gesto de generosidade, na verdade, é mais uma maneira que a gigante encontrou de fazer todo mundo se conectar e, consequentemente, usar seus serviços por aí.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade