» Página inicial

SERÁ QUE EU ENTENDI?
Programa de TV mede inteligência dos espanhóis

Domingo, 22 de dezembro de 2002, 11h33



Os bombeiros são mais rápidos que os professores e os estudantes. Essa é uma das conclusões de um novo programa de televisão que mede a inteligência dos espanhóis e em cuja primeira edição os carecas e as loiras levaram a pior.

Trata-se de "O grande teste", um espaço veiculado com sucesso em canais da Grã-bretanha, Holanda e Alemanha, e que estreou na Espanha na rede privada Antena 3, para tentar resistir a audiência que estão tendo seus concorrentes com programas como Big Brother e Operação Triunfo.

Em um palco de 2 mil metros quadrados, 250 pessoas se submetem a um teste psicotécnico de 70 perguntas que analisa seu nível de linguagem, memória, capacidade lógica, habilidade com o cálculo aritmético e percepção visual.
Os participantes competem em grupos que seguem um critério variado: estudantes, professores, bombeiros, loiras, carecas, enfermeiras e famosos.

No final, a disputa, assessorada por dois conhecidos psicólogos espanhóis, estabelece estatisticamente se existem ligações entre o nível de inteligência e as características psicosociais das pessoas.
O nível de inteligência média se situaria em 100 pontos, a partir de 120 se consideraria a pessoa especialmente esperta e, se se consegue mais de 135, estaríamos diante de um superdotado.

Polêmica

Embora os métodos utilizados não sejam considerados válidos por todos os especialistas, o primeiro programa revelou algumas conclusões estatísticas e curiosas. Todos eles aprovaram, mas os bombeiros ganharam de goleada com um nível médio de 124 e as loiras acabaram as últimas com um paupérrimo 105, seguidas de perto pelos carecas.

Paralelamente, mais de 30 mil pessoas fizeram este mesmo teste nas páginas da internet dispostas pela rede, o que permitiu também aos dois especialistas convidados chegar a várias conclusões que também não estão isentas de polêmica. Conforme "O grande teste", os homens espanhóis são mais rápidos que as mulheres, já que obtiveram uma média de 103 frente aos 98 pontos femininos. Os torcedores de futebol seriam mais dotados intelectualmente que os amantes dos touros, enquanto no grupo líder também se situam os que usam óculos, os destros e os mais altos.

Os psicólogos do programa asseguraram que, neste último caso, pode inclusive existir uma causa científica, já que as pessoas de maior altura recebem mais quantidade de oxigênio no cérebro, o que lhes permite desenvolver seu intelecto. Do ponto de vista astrológico, está mais dotado intelectualmente se for Aquário, enquanto que os Gêmeos se situam no mínimo requerido.

Especialistas confirmaram que as conclusões deste programa-espetáculo, que utiliza os testes de empresas de todo o mundo para a seleção de pessoal, não são cientificamente demonstráveis.
Para muitos psicólogos, a inteligência não se baseia na facilidade para responder adequadamente a uma bateria de perguntas sobre linguagem ou cálculo matemático, mas na capacidade de adaptar-se ao meio e sobreviver.

Segundo estes princípios, uma pessoa pouco instruída ou com pouca atividade intelectual dificilmente responderia bem este tipo de questionário, o que não demonstra que seja tola.

EFE

Mais quentinhas »



outros canais
  • Mega-Sena
    Resultados, prêmios e dicas para jogar
  • Exclusivo!
    Televisão, moda, astros e babados
  • Notícias
    Tudo o que acontece no Brasil e no mundo
  • Esportes
    Notícias, fotos e cobertura de jogos
  • Revistas
    Para todas as idades e gostos
  • The Girl
    As gatas mais quentes da Internet
  • The Boy
    Modelos em ensaios "só para elas"
  •  
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade