» Página inicial

TÁ EXPLICADO
Mulheres morrem mais no trânsito na sexta-feira 13

Sexta, 13 de dezembro de 2002, 22h30



As mulheres podem estar mais propensas a morrer devido a acidentes de trânsito em sextas-feiras que caem no dia 13 do que em outras sextas, revelou uma análise de todas as mortes relacionadas ao trânsito na Finlândia. Mas o mesmo padrão não foi verificado entre os homens, que não estavam mais propensos a morrer devido a um acidente de trânsito na sexta-feira 13 do que nas outras sextas-feiras.

A informação foi passada pelo autor da pesquisa, Simo Nayha, da Universidade de Oulu, na Finlândia.

Stuart A. Vyse, da Faculdade de Connecticut, em New London, alertou que a razão pelo aumento nas mortes entre as mulheres não pode ser atribuída ao fato de que a sexta-feira 13, segundo a superstição, é um dia de azar. Vyse revisou o estudo para a Reuters Health.

Ele ressaltou que estudos anteriores demonstraram que as mulheres tendem a ser mais supersticiosas do que os homens. E a superstição de que algo ruim vai acontecer nesse dia pode fazer com que algumas mulheres fiquem mais ansiosas do que os homens, prejudicando a habilidade de direção e causando o que elas mais temem.

Na verdade, esses resultados demonstram o mal que pode resultar da crença de que a sexta-feira 13 é um dia de azar, segundo Vyse.

A elevação nas mortes de trânsito entre as mulheres na sexta-feira "é um claro efeito negativo de ter ouvido esses tipos de superstições", afirmou ele. "E aqui parece que isso pode matar, se isso é verdadeiro."

Nayha disse à Reuters Health que a proposta de Vyse, de que o aumento nas mortes é devido à ansiedade, pode ser correta. Ele alertou, no entanto, que o novo estudo não avaliou se as pessoas sentiam mais ansiedade no dia 13 em comparação a outras sextas. Para Nayha, com base nisso, "não há razão para acreditar" que o aumento nas mortes está diretamente relacionado ao fato de que a sexta-feira 13 é considerada um dia de azar.

Nayha revisou arquivos nacionais que catalogavam o dia em que as pessoas morreram e a causa de morte para sextas-feiras, entre 1971 e 1997. Ele descobriu que as mortes entre os homens não pareceram aumentar no dia 13 em comparação a outras sextas-feiras. Mas, para as mulheres, o risco de morte no trânsito foi 63% maior nesses supostos dias de azar em comparação às outras sextas-feiras.

Os pesquisadores levaram em consideração a condição do tempo e outros fatores que poderiam ter afetado os resultados.

No geral, 82 homens e 41 mulheres morreram em sextas-feiras 13 e 2.423 homens e 789 mulheres morreram nas outras sextas-feiras, de acordo com o estudo publicado na edição de dezembro no American Journal of Psychiatry.

"Se a sexta-feira 13 fosse um dia ruim, ele seria ruim para todos", disse Vyse.

Algumas superstições parecem inofensivas - como acreditar que um trevo de quatro folhas ou uma estrela cadente trazem sorte -, segundo Vyse. Mas aquelas que sugerem mal ou azar podem ter conseqüências desastrosas, como indica o novo estudo.

A melhor forma de impedir que as pessoas criem uma profecia nos dias de azar é não passar essas superstições aos outros e tentar conversar com quem já acredita nisso, segundo Vyse. "Uma coisa é não ensinar aos filhos essas superstições e tentar contestar as pessoas que disseram isso a elas."


Mais quentinhas »


Reuters Limited - todos os direitos reservados 2002. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

outros canais
  • Mega-Sena
    Resultados, prêmios e dicas para jogar
  • Exclusivo!
    Televisão, moda, astros e babados
  • Notícias
    Tudo o que acontece no Brasil e no mundo
  • Esportes
    Notícias, fotos e cobertura de jogos
  • Revistas
    Para todas as idades e gostos
  • The Girl
    As gatas mais quentes da Internet
  • The Boy
    Modelos em ensaios "só para elas"
  •  
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade