Uma rara aparição pública de Michael Jackson em um tribunal, por causa de um processo por quebra de contrato, fez o mundo inteiro tecer comentários sobre sua aparência - especialmente sobre uma nova operação que o cantor teria feito no nariz.E, se depender da opinião de cirurgiões, o público pode estar certo. "O nariz dele está mais para dentro do que jamais esteve, o que também bate com o fato de ele estar andando por aí usando máscaras cirúrgicas recentemente," disse o cirurgião plástico de Beverly Hills, dr. Richard Fleming, na sexta-feira. "Eu jamais voltaria a mexer no nariz de Michael Jackson... é muito arriscado," acrescentou.
Segundo Fleming, com cada cirurgia no nariz, a circulação na área diminui e os riscos de infecção aumentam. "Eu acho que ele o aceitou (o nariz). Ele é quase uma fantasia, ou uma personagem de quadrinhos," afirma o dr. Edward Domanskis, cirurgião de Newport Beach, Califórnia. "Aos 40 anos, por favor, não ajam nem se pareçam assim," acrescentou. Domanskis disse que Jackson passou por pelo menos cinco operações no nariz. "Tinha de haver alguma complicação no caminho."
O cantor pop voltou ao tribunal em Santa Maria na sexta-feira - cidade californiana mais próxima de seu racho, em Neverland Valley - para um terceiro dia de testemunho em um processo de 21 milhões de dólares que o acusa de se ausentar de dois shows. Seu testemunho foi dominado por sua bizarra aparência fora dos palcos, capturada por fotografias da mídia na quarta-feira. As fotos em close-up, que causaram excitação na internet, mostravam-no com um cavanhaque, um band-aid no nariz e uma juba com cabelos pretos e brilhantes.
Fotógrafos conseguiram as fotos no tribunal depois que o juiz Zel Canter pediu que Jackson tirasse a máscara cirúrgica que ele estava usando. Sua aparência causou sussurros na platéia do tribunal, que incluía a imprensa e cerca de 30 fãs.
No dia seguinte, Jackson chegou ao tribunal com quatro horas de atraso e parecia zonzo. O emplastro no nariz parecia ter sido removido ou coberto por maquiagem. "Ele parece estar com a pele encolhida, mas é impossível especular como isso aconteceu," disse a cirurgiã-plástica de Chicago, dra. Laurie Casas, presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética.
Segundo ela, Jackson poderia estar sofrendo de uma rara condição psiquiátrica, chamada "transtorno dismórfico," onde os pacientes ficam insatisfeitos com os resultados cirúrgicos, apesar das melhoras em sua aparência.
Mais quentinhas »
Reuters Limited - todos os direitos reservados 2002. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.