Capa

Indicados

Fórum

Sites

CD do Titanic está em primeiro lugar em vendas

Compre o disco do filme agora no site da Nobel

 

 

Titanic é o favorito de 98

O Que É Isso, Companheiro?, do diretor brasileiro Bruno Barreto, compete como melhor filme estrangeiro.

O diretor James Cameron gastou mais de US$ 200 milhões para produzir "Titanic", o filme mais caro da história do cinema, e não ficou no prejuízo. Sua produção recebeu 14 indicações para o Oscar, entre elas as de melhor filme, melhor atriz e melhor diretor. Leonardo de Caprio, que protagoniza "Titanic" ao lado de Kate Winslet, ficou de fora da premiação. Em compensação, o cineasta brasileiro Bruno Barreto conseguiu colocar "O Que É Isso, Companheiro?" entre os candidatos a melhor filme estrangeiro (leia mais). Os vencedores serão anunciados no dia 23 de março.

Concorrem como melhor filme ao lado do poderoso "Titanic" a comédia inglesa "Full Monty" e as produções norte-americanas "As Good as it Gets", Los Angeles - Cidade Proibida e "Good Will Hunting" (ainda sem título em português).

O troféu de melhor ator é disputado pela velha guarda de Hollywood, com exceção de Matt Damon, revelação em "Good Will Hunting". Dustin Hoffman está no páreo com "Wag The Dog", Jack Nicholson com "As Good As It Gets", Peter Fonda com "Ulee's Gold" e Robert Duvall compete por seu trabalho em "The Apostle".

Entre as mulheres, Kate Winslet compete por sua atuação em "Titanic", Helen Hunt com "As Good as it Gets", Judi Dench por "Mrs. Brown", Julie Christie por "Afterglow" e Helena Bonham Carter com "The Wings of the Dove".

E, depois de colocar o meloso "Quatrilho", do irmão Fábio Barreto, entre os indicados ao Oscar de 96, o diretor brasileiro Bruno Barreto conseguiu entrar novamente na competição de melhor filme estrangeiro. "O que é isso, companheiro?" (traduzido para Four Days in September), adaptação do livro homônimo de Fernando Gabeira sobre o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969, compete com "Beyond Silence", da Alemanha, "Character", da Holanda, "Secrets of the Heart", da Espanha, e "The Thief", da Rússia. (Ana Carolina Rocha)