PUBLICIDADE

Mundo

UE e Itália dizem ver progresso em negociação sobre orçamento

Conte e Junker vão se reunir na Cúpula do G20, em Buenos Aires

30 nov 2018 - 18h09
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta sexta-feira (30) que os representantes da UE estão progredindo nas negociações com o governo italiano sobre a Lei Orçamentária do país.

UE e Itália dizem ver progresso em negociação sobre orçamento
UE e Itália dizem ver progresso em negociação sobre orçamento
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    A declaração foi dada às margens da cúpula do G20, em Buenos Aires, onde Juncker se reunirá com o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, até sábado(1).

    "Não devemos dramatizar a questão da violação da Itália. Estamos fazendo progresso. Conheci o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, em Bruxelas, e vou encontrá-lo aqui novamente", disse.

    Segundo o presidente da Comissão, a UE não está em guerra com a Itália. "A atmosfera é boa. Estamos com a Itália se a Itália estiver conosco".

    O premier italiano, por sua vez, também disse estar "otimista" sobre a possibilidade de seu governo evitar um processo por infração em decorrência da manobra da Lei orçamentária para 2019. Nos últimos dias, pressionado pela União Europeia, o governo italiano indicou um possível recuo em sua proposta de lei, que foi rechaçada por Bruxelas e criticada por quase todos os Estados-membros do bloco. Atualmente, a proposta prevê um déficit estrutural de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), número muito acima do exigido pela UE.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade