PUBLICIDADE

Mundo

Turquia teria gravações que comprovam morte de saudita

O repórter Jamal Khashoggi está desaparecido desde 2 de outubro

12 out 2018 - 10h56
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Turquia teria dito a autoridades dos Estados Unidos que está em posse de gravações de áudio e vídeo que comprovam que o jornalista Jamal Khashoggi foi assassinado dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul.

Manifestação pede esclarecimento sobre o sumiço de Jamal Khashoggi
Manifestação pede esclarecimento sobre o sumiço de Jamal Khashoggi
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A informação é do jornal norte-americano "The Washington Post", que diz que um dos registros mostra como o repórter foi "interrogado, torturado e morto". O material, segundo o diário, não foi divulgado publicamente porque Ancara teme que isso revele suas práticas de espionagem contra autoridades estrangeiras.

Khashoggi, crítico do regime saudita, desapareceu no último dia 2 de outubro, após ter ido ao consulado para retirar um certificado de divórcio que permitiria que ele se casasse novamente. A polícia turca suspeita que agentes da Arábia Saudita tenham assassinado o jornalista e sumido com seu corpo.

Uma fonte disse ao jornal "The New York Times" que Khashoggi foi esquartejado e que seus restos mortais foram levados para outro lugar em uma minivan preta. No dia do desaparecimento, os funcionários turcos do consulado foram dispensados do serviço.

Uma delegação de investigadores de Riad está na Turquia para acompanhar o inquérito.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade