PUBLICIDADE

Mundo

Substâncias tóxicas são encontradas em fraldas de bebê na França, diz governo

23 jan 2019 - 16h08
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma variedade de substâncias tóxicas, incluindo o amplamente utilizado herbicida glifosato, foi encontrada em fraldas de bebê na França, de acordo com estudo divulgado nesta quarta-feira pela agência ambiental francesa Anses.

Ministra da Saúde da França, Agnès Buzyn, chega para reunião no Palácio do Eliseu, em Paris
11/01/2019 REUTERS/Benoit Tessier
Ministra da Saúde da França, Agnès Buzyn, chega para reunião no Palácio do Eliseu, em Paris 11/01/2019 REUTERS/Benoit Tessier
Foto: Reuters

Segundo o estudo, foram identificadas substâncias incluindo o butilfenil metilpropional, usado em produtos de beleza, alguns hidrocarbonetos aromáticos, assim como o glifosato. Todas essas substâncias representam potencial perigo.

O governo francês disse que fabricantes e varejistas devem garantir que as substâncias sejam removidas das fraldas.

A agência disse que a possibilidade de riscos para a saúde não pode ser descartada, embora a ministra da Saúde da França, Agnès Buzyn, tenha dito que a atual condição de fabricação de fraldas não representa ameaça à saúde de bebês.

Agnès, o ministro do Meio Ambiente, François de Rugy, e o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, emitiram um comunicado conjunto pedindo que fabricantes e varejistas tomem medidas dentro dos próximos 15 dias para remover as substâncias das fraldas.

O glifosato, que não é protegido por patente e vendido mundialmente por dezenas de empresas químicas, será gradualmente retirado da França nos próximos três anos, embora agricultores estejam isentos da proibição onde não há nenhuma alternativa confiável ao pesticida.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade