PUBLICIDADE

Rússia diz que avião militar está na Venezuela para manutenção de equipamentos, segundo Ifax

25 jun 2019 08h25
ver comentários
Publicidade

Um avião da Força Aérea da Rússia que aterrissou na Venezuela está no país sul-americano para trabalhos de manutenção em equipamento militar russo em solo venezuelano, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, na terça-feira, segundo a agência de notícias Interfax.

Avião com bandeira russa no aeroporto internacional de Caracas, na Venezuela
24/06/2019
REUTERS/Manaure Quintero
Avião com bandeira russa no aeroporto internacional de Caracas, na Venezuela 24/06/2019 REUTERS/Manaure Quintero
Foto: Reuters

O avião pousou na segunda-feira no principal aeroporto da Venezuela, de acordo com uma testemunha da Reuters e um site que monitora os movimentos de aviões, três meses depois de uma chegada semelhante ter exacerbado as tensões entre Estados Unidos e Rússia.

"De todos os pontos de vista, essa cooperação é transparente", disse Ryabkov, segundo a Interfax. "Não tem nenhum elemento de desestabilização da região ou qualquer outra situação."

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cobrou que a Rússia retirasse todas as tropas da Venezuela, enquanto o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que os aviões que aterrissaram na época carregavam apenas especialistas que estavam firmando contratos de venda de armas.

A Rússia apoia o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, enquanto os Estados Unidos e a maioria dos outros países ocidentais apoiam o líder da oposição, Juan Guaidó. Em janeiro, Guaido invocou a Constituição para assumir a Presidência interina da Venezuela, argumentando que a reeleição de Maduro em 2018 foi ilegítima.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade