PUBLICIDADE

Mundo

Quem era Stephen Paddock, apontado como o atirador que matou dezenas em Las Vegas

O homem de 64 anos estava no 32º andar de hotel próximo a festival de música, de onde disparou contra a platéia antes de se matar com a aproximação da polícia.

2 out 2017 - 11h31
(atualizado às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto do homem identificado como atirador
Foto do homem identificado como atirador
Foto: BBC News Brasil

A polícia identificou o homem apontado como o suspeito de matar mais de 50 pessoas e deixar mais de 400 feridas em um festival de música em Las Vegas como Stephen Paddock.

O homem de 64 anos era da cidade de Mesquite, no Estado de Nevada, a 130km de Las Vegas.

O suspeito teria aberto fogo contra a platéia enquanto o cantor de música country Jason Aldean encerrava sua apresentação na noite de domingo. Em um tuíte, o grupo extremista muçulmano Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, alegando que Paddock teria recentemente se convertido ao Islã. A informação não foi confirmada ou comentada pelas autoridades, cujo discurso é de que ainda não foi encontrada qualquer informação ligando o suspeito a algum grupo.

Paddock estava em um quarto no 32º andar do hotel e cassino Mandala Bay e se matou quando policiais se encaminhavam para prendê-lo.

Este é o mais letal tiroteio da história recente dos Estados Unidos, superando o atentado na boate Pulse, em Orlando, na Flórida, quando, em junho de 2016, 49 pessoas morreram.

O xerife de Las Vegas, Joseph Lombardo, disse que os investigadores encontraram "mais de dez rifles" no quarto de hotel onde Paddock estava hospedado desde o dia 28 de setembro.

"Não temos ideia de quais eram suas crenças religiosas. Agora, cremos que se tratava de alguém que agiu de forma isolada", disse Lombardo.

Ele descreveu o suspeito como um "homem perturbardo que pretendia causar fatalidades em massa" e disse que as autoridades não estavam tratando o caso como um incidente de terrorismo.

Clipes de áudio gravados durante o show sugerem que Paddock teria usado um rifle automático no ataque contra as 22 mil presentes no local.

Mapa de atentado em Las Vegas
Mapa de atentado em Las Vegas
Foto: BBC News Brasil

A polícia diz que uma pessoa identificada como Marilou Danley foi interrogada por ser possível que ela soubesse dos planos de Paddock.

A mulher morava com ele, mas não estava com o suspeito quando ele fez o check in no quarto de hotel, segundo as autoridades, mas Paddock "usava alguns de seus documentos de identidade".

Eric Paddock, irmão do atirador, a descreveu como "namorada" do suspeito.

"Estamos estupefatos", disse Erick Paddock ao jornal Orlando Sentinel. "Não entendemos o que aconteceu."

veja também:

Veja momento em que tiros interrompem show em Las Vegas:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade