PUBLICIDADE

Mundo

Premiê espanhol enfrenta crise após referendo de independência violento na Catalunha

2 out 2017 - 08h45
(atualizado às 09h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, está enfrentando a maior crise constitucional do país em décadas após o referendo de independência realizado na Catalunha em meio a cenas de violência no domingo, que abriu as portas para a região mais rica da Espanha decretar uma separação possivelmente ainda nesta semana.

Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, no Palácio Moncloa, em Madri 01/10/2017 REUTERS/Sergio Perez
Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, no Palácio Moncloa, em Madri 01/10/2017 REUTERS/Sergio Perez
Foto: Reuters

As ruas de Barcelona, a capital catalã, estavam tranquilas nesta segunda-feira, mas os editoriais dos jornais disseram que o referendo, no qual as autoridades regionais afirmaram que 90 por cento dos eleitores escolheram a secessão da Espanha, preparou o terreno para um confronto decisivo entre Madri e a região.

"Tudo poderia piorar", disse o jornal catalão moderado La Vanguardia em seu editorial depois de a polícia espanhola ter usado cassetetes e balas de borracha para tentar impedir a votação, que o governo de Madri declarou ilegal. As autoridades da Catalunha disseram que 893 pessoas ficaram feridas.

"Estamos entrando em uma fase de greves e protestos de rua... e com mais movimento, (há) mais repressão".

A Catalunha é um centro industrial e turístico que representa um quinto da economia espanhola, uma base de produção para grandes multinacionais como Volkswagen e Nestlé e sede do porto marítimo que mais cresce na Europa. Embora já desfrute de grande autonomia, seus impostos são cruciais para o orçamento central da Espanha.

O líder regional da Catalunha, Carles Puigdemont, declarou no domingo que os eleitores conquistaram o direito à independência e que apresentará os resultados ao Parlamento da região, que tem poder para solicitar uma moção de independência.

O referendo não tem validade legal, já que foi proibido pelo governo de Madri e pelo Tribunal Constitucional por violar a Constituição de 1978, que afirma que o país não pode ser dividido, e há pouco sinal de apoio à separação catalã em qualquer outra parte da Espanha.

Puigdemont convocou uma reunião de emergência do governo regional catalão. Em Madri, Rajoy planeja coordenar os próximos passos em uma reunião com Pedro Sánchez, líder do opositor Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

O euro perdeu força ante o dólar após a votação, embora mais tarde tenha recuperado terreno. Às 8h locais, o índice do mercado espanhola IBEX  estava em baixa de 0,6 por cento, recuo menor do que as perdas do início do pregão, e entre os mais afetados estavam os bancos catalães Sabadell  e Caixabank .

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade