PUBLICIDADE

Mundo

Plano de Macron para combater fake news enfrenta críticas na França

5 jan 2018 - 11h32
(atualizado às 12h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O plano do presidente francês, Emmanuel Macron, de criar uma lei para combater as chamadas fake news está enfrentando obstáculos.

Presidente francês, Emmanuel Macron, durante coletiva de imprensa no Palácio do Eliseu, em Paris 03/01/2018 REUTERS/Ludovic Marin
Presidente francês, Emmanuel Macron, durante coletiva de imprensa no Palácio do Eliseu, em Paris 03/01/2018 REUTERS/Ludovic Marin
Foto: Reuters

Usuários do Twitter levaram a hashtag "InventeDesFakeNews" (invente notícias falsas) aos assuntos mais comentados da rede social, enquanto parlamentares de oposição advertem contra uma ameaça às liberdades civis e especialistas dizem que uma lei pode não ser a melhor maneira de alcançar o objetivo.

O anúncio feito por Macron na quarta-feira foi a tentativa mais recente para lidar com a propagação mundial de informações incorretas em redes sociais -- chamadas de "fake news" pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O plano permitiria que juízes bloqueassem um site ou a conta de um usuário, especialmente durante eleições, e obrigaria plataformas online a publicar o nome de quem está por trás de conteúdos patrocinados. Essa proposta resultaria em mais perguntas do que respostas, dizem críticos.

"Apenas regimes autoritários tentam controlar o que é a verdade", disse o senador conservador Bruno Retailleau. A liberdade de expressão traz riscos, mas isso é melhor "do que a tentação de controlar mentes", disse.

Usuários do Twitter na França criaram suas próprias notícias falsas com a hashtag #InventeDesFakeNews, indo de executivos doando dinheiro para reduzir a dívida da França até a ressurreição de cantores mortos. Enquanto isso, adversários de Macron no espectro político criticaram o plano.

"A França ainda é uma democracia se amordaça seus cidadãos? Isso é muito preocupante!", escreveu a líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, no Twitter.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade