PUBLICIDADE

Oriente Médio

Por paz, Papa oferece 'sua casa' a palestinos e israelenses

25 mai 2014 - 09h16
(atualizado às 09h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa foi recebido pela autoridade palestina Mahmoud Abbas
Papa foi recebido pela autoridade palestina Mahmoud Abbas
Foto: AP

O papa Francisco convidou neste domingo os presidentes da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e de Israel, Shimon Peres, a se unirem a suas orações pela paz e ofereceu "sua casa", o Vaticano, para a implementação deste projeto.

"Muitos constroem a paz dia a dia com pequenos gestos, pequenas coisas, muitos deles sofrem até sem serem conscientes disso. Os que fazemos parte da igreja temos a obrigação de nos converter em ferramentas para a paz, especialmente por meio de nossas preces", afirmou.

"Neste, o local de nascimento do Príncipe da Paz, eu gostaria de convidá-los, presidente Mahmoud Abbas, juntamente com o presidente Shimon Peres, para se juntarem a mim em oração sincera a Deus pelo dom da paz", disse o Papa em Belém. "Eu ofereço a minha casa no Vaticano como um lugar para este encontro de oração", completou.

Antes de iniciar a reza do Regina Coeli, na praça da Manjedoura, em Belém, onde chegou hoje na segunda etapa de sua primeira peregrinação à Terra Santa, Francisco disse que construir a paz "pode ser difícil, mas viver sem paz é um sofrimento".

Minutos depois, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, confirmou que a afirmação se trata de um convite formal a ambos os líderes para se falar da paz "em um sentido religioso", e disse que a intenção do pontífice é que este encontro possa acontecer no Vaticano em um breve espaço de tempo.

"Neste momento, não lembro de que tenha existido uma iniciativa deste tipo", acrescentou.

Questionado sobre o convite, uma porta-voz de Peres disse em Jerusalém que ele "sempre aceita qualquer tipo de iniciativa para promover a paz".

Foto: AFP

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade