PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico derrota forças do governo do Iraque a leste de Ramadi

21 mai 2015 - 16h56
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes do Estado Islâmico derrotaram forças do governo do Iraque a leste da cidade de Ramadi nesta quinta-feira, disseram policiais e combatentes tribais pró-governo.

Sunitas deslocados, que fugiram da violência de Ramadi, chegam aos arredores de Bagdá, no Iraque, nesta semana. 19/05/2015
Sunitas deslocados, que fugiram da violência de Ramadi, chegam aos arredores de Bagdá, no Iraque, nesta semana. 19/05/2015
Foto: Stringer / Reuters

A linha defensiva foi rompida em Husaiba, que fica a cerca de 10 quilômetros da cidade, na tarde desta quinta-feira, depois que membros do grupo radical intensificaram os disparos de morteiros e foguetes.

"A situação é muito crítica agora que os combatentes do Daesh (termo árabe depreciativo para o Estado Islâmico) conseguiram romper nossa linha defensiva em Husaiba", afirmou o major da polícia Khalid al-Fahdawi.

"Recuamos para a parte leste da área e estamos esperando mais reforços e ataques da Força Aérea para deter o avanço do Daesh."

Ramadi caiu nas mãos dos insurgentes no domingo, o revés mais significativo para as forças de segurança iraquianas em quase um ano.

O progresso do Estado Islâmico expôs as fraquezas do Exército do Iraque e as limitações da ofensiva aérea norte-americana.

O Estado Islâmico quer consolidar suas vitórias na vasta província desértica de Anbar, da qual Ramadi é a capital, onde só partes do território continuam sob controle do governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade