Mulher é resgatada com vida três dias após cair em cânion do 'Fim do Mundo'; veja
Irmã de Janelle Banda disse que a sobrevivência dela é 'um milagre'
Janelle Banda, de 32 anos, foi resgatada com vida após três dias presa em um cânion no Arizona, enfrentando condições extremas; ela sofreu diversas lesões, mas já está em casa se recuperando.
Janelle Banda, de 32 anos, foi encontrada "sã e salva" três dias após ter sido dada como desaparecida durante uma trilha no cânion "Edge of the World", também chamado de "Fim do Mundo", no Arizona (EUA).
O pai da jovem, David Banda, afirmou que eles estavam acampando no local no dia 13 de junho. O cânion é conhecido por ter uma das trilhas mais difíceis do mundo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o jornal The Arizona Republic, Janelle saiu para caminhar sozinha quando deu um passo em falso e caiu cerca de 120 metros no cânion, na cidade de Sedona.
David relatou ao portal norte-americano que a filha ficou presa por três dias no local enquanto aguardava resgate.
Ela suportou o calor extremo durante o dia e o frio intenso à noite, na região deserta. No dia 16 de junho, Janelle foi resgatada por um helicóptero.
"Foi um milagre. Estávamos nos preparando mentalmente para o pior", contou Sarah Banda, irmã de Janelle, ao The Arizona Republic. A mulher de 29 anos também disse que a família ficou "aliviada" ao saber que ela havia sido resgatada com vida.
A paixão por trilhas é de família. Sarah revelou que ela e a irmã "já haviam feito trilhas por toda região de Phoenix". No entanto, essa foi a primeira vez que Janelle se aventurou pela trilha do "Fim do Mundo".
"Se você andar na direção errada, no caminho errado, você pode acabar andando e pisando onde não deveria, na beira do penhasco", declarou Sarah Banda sobre a trilha escolhida pelo pai e pela irmã.
Apesar de ter sido resgatada com vida, Janelle sofreu fraturas e ferimentos na cabeça e na coluna. Além disso, ela sofreu duas torções nos tornozelos, cortes, hematomas, arranhões na pele e desidratação extrema.
Janelle ficou internada por um dia e recebeu alta hospitalar em 17 de junho. Agora, ela segue se recuperando em casa.
"Ela não consegue se mexer direito. Ela está com muita dor. É óbvio que há desgaste mental, o trauma não só de cair, mas de estar sozinha no cânion. Essa é uma batalha diferente que ela terá que enfrentar", concluiu Sarah.
