PUBLICIDADE

Mundo

Maduro presta homenagem a Fidel Castro em visita surpresa a Cuba

16 ago 2017 - 10h12
(atualizado às 10h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, prestou uma homenagem ao ex-líder cubano Fidel Castro durante uma visita surpresa à ilha, disse nesta quarta-feira o jornal Granma, no momento em que a Venezuela atravessa uma crise política com protestos que já deixaram mais de uma centena de mortos.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante evento, em Caracas 01/05/2015 REUTERS/Jorge Silva
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante evento, em Caracas 01/05/2015 REUTERS/Jorge Silva
Foto: Reuters

Maduro e o presidente cubano, Raúl Castro, visitaram na terça-feira o monumento de pedra em Santiago de Cuba, no leste país, onde estão guardadas as cinzas de Fidel, que no domingo faria 91 anos.

Fidel morreu em 25 de novembro aos 90 anos. Ele havia sido substituído por seu irmão Raúl na Presidência em 2008 devido a problemas de saúde.

"Chegou ao cemitério de Santa Ifigenia, na tarde desta terça-feira, o presidente venezuelano Nicolás Maduro Moros, acompanhado pelo general de Exército Raúl Castro Ruz, para prestar homenagem ao herói nacional José Martí e ao comandante-em-chefe da Revolução cubana no 91º aniversario de seu nascimento", disse o Granma, jornal do governista Partido Comunista.

Maduro depositou flores diante do monumento de granito ao lado de Cilia Flores, sua esposa.

A visita de Maduro a Cuba aconteceu depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dito na semana passada que não descarta "uma opção militar" na Venezuela devido à crise política que o país sul-americano enfrenta.

Havana e Caracas se tornaram aliadas próximas a partir do final da década de 1990 sob as lideranças respectivas do então líder cubano Fidel Castro e do também já falecido ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, que intensificaram a cooperação com a troca de petróleo venezuelano pelo serviço profissional de médicos e treinadores esportivos cubanos enviados à Venezuela.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade