Jato particular com oito passageiros cai durante decolagem em meio a tempestade nos EUA
Acidente aconteceu em aeroporto e autoridades avaliam feridos, além de investigar influência das condições climáticas
Jato executivo com oito pessoas caiu durante a decolagem no Aeroporto de Bangor, nos EUA, em meio a uma severa tempestade de inverno; autoridades investigam o caso e avaliam feridos.
Um jato particular com oito pessoas a bordo caiu durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Bangor (BGR), no estado do Maine, nos Estados Unidos, na noite deste domingo, 25. O acidente ocorreu por volta das 19h45 (horário local) e os protocolos de emergência foram acionados. O terminal foi fechado temporariamente, conforme a administração do aeroporto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo informações da imprensa local, a aeronave é um Bombardier Challenger 650, modelo de jato executivo. As autoridades não divulgaram, até o momento, o estado de saúde dos ocupantes. Por volta das 20h30, o aeroporto orientou passageiros a evitarem o local enquanto as equipes de resgate atuavam na área do acidente.
Imagens feitas logo após a queda mostram a aeronave destruída e capotada na pista, com fumaça densa ao redor. Um porta-voz do aeroporto, localizado no condado de Penobscot, confirmou apenas que as operações seguem suspensas, sem mais detalhes.
A Polícia Estadual do Maine auxilia na ocorrência. A investigação é responsabilidade da Administração Federal de Aviação (FAA) e do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB), que irão apurar as causas do acidente. No momento da queda, registros meteorológicos da FAA indicavam céu encoberto na região.
No momento do acidente, uma forte tempestade de inverno acontecia na região. No Maine, as temperaturas estão abaixo de zero, com neve intensa e baixa visibilidade. De acordo com a AccuWeather, Bangor acumulou entre 15 e 25 centímetros de neve, e um alerta de tempestade de inverno segue em vigor até a madrugada de terça-feira, 27.
O fenômeno é considerado um dos mais severos da temporada. Ao menos 24 estados decretaram estado de emergência, e 34 foram atingidos por neve pesada e gelo, impactando o transporte em todo o país. Desde o início da tempestade, mais de 11 mil voos foram cancelados nos Estados Unidos.