PUBLICIDADE

Mundo

Incêndio atinge a maior usina nuclear da Europa após ataque

A usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior do tipo na Europa, foi incendiada após um ataque de tropas russas

3 mar 2022 - 22h23
(atualizado às 23h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma parte de uma das unidades de geração de energia da usina nuclear de Zaporizhzhia , a maior da Europa, pegou fogo, depois de ter sido atingida por tropas russas, disse o ministério de energia da Ucrânia. Bombeiros tentam extinguir o fogo, mas são impedidos por soldados russos, que disparam contra eles.

O porta-voz da usina Zaporizhzhia, Andriy Tuz, disse à televisão ucraniana que os projéteis russos caíram sobre aa usina e incendiaram uma das seis unidades de energia da instalação, a maior usina nuclear da Europa. Não está claro que tipo de projéteis atingiram o prédio, que está em reforma e sem funcionar. Segundo o porta-voz, no entanto, há combustível nuclear dentro da instalação.

Incêndio atinge a maior usina nuclear da Europa após ataque
Incêndio atinge a maior usina nuclear da Europa após ataque
Foto: Reuters

Um funcionário do governo disse que níveis elevados de radiação foram detectados perto do local da usina, que fornece cerca de 25% da geração de energia da Ucrânia.

O funcionário falou sob condição de anonimato porque a informação ainda não foi divulgada publicamente. Tuz disse que é urgente parar os combates para apagar as chamas.

O chanceler da Ucrânia acusou os russos de dispararem contra a usina em todas as direções. "Se houver uma explosão, pode ser dez vezes pior que o ataque de Chernobyl", disse Dmitro Kuleba em sua conta no Twitter. Ele exigiu que os russos interrompam o ataque à usina.

Combates em área nuclear

O prefeito Dmitro Orlov havia relatado anteriormente combates ferozes entre tropas ucranianas e russas perto da fábrica no sudeste da Ucrânia.

"Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo", disse Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial. Ele não deu detalhes.

Orlov gravou uma pequena mensagem em vídeo que foi compartilhada em vários meios de comunicação ucranianos locais, pedindo às tropas russas que parem imediatamente de bombardear a usina.

Nos primeiros dias da invasão, o Exército russo tomou a usina de Chernobyl, que está desativada, mas tem renovado os ataques contra centros de produção de energia movidos a carvão, numa tentativa de cortar o fornecimento de energia de grandes centros urbanos.

Mais cedo, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mariano Grossi, disse que "um grande número de tanques e infantaria russos" havia entrado na cidade próxima ao complexo de energia nuclear de Zaporizhzhia e que as tropas de infantaria estavam "se movendo diretamente para" o local do reator.

A comissária europeia de Energia, Kadri Simson, afirmou que a União Europeia trabalha em um "plano de contingência" para uma eventual decisão da Rússia de atacar as usinas nucleares da Ucrânia, que conta com 15 reatores operacionais em 4 centrais, além da zona de exclusão de Chernobyl, onde há 4 reatores fechados.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade