PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: partidários fazem manifestação de apoio ao presidente

12 dez 2013 - 13h33
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de partidários do presidente ucraniano, Víctor Yanukovich, se congregaram nesta quinta-feira em seu apoio na frente da Rada Suprema (Parlamento), enquanto milhares de opositores seguem parapeitados após as barricadas na Praça da Independência.

Deputados do governante Partido das Regiões (PR) se dirigem aos concentrados desde o palco instalado na cêntrica Praça da Constituição, na qual os manifestantes inclusive podem pegar alimentos que são preparados em um fogão de campanha. Além disso, o PR quer organizar uma concentração indefinida no parque Marinski de Kiev, palco de protestos antigovernamentais desde 21 de novembro.

"Eu, como deputado popular, e meus companheiros de partido recebemos várias cartas e solicitações na qual o povo expressa sua preocupação sobre a situação e seu desejo de participar de um comício indefinido em apoio da política presidencial", disse Andrei Pinchuk, legislador governista.

Os manifestantes opositores congregados na Praça da Independência, conhecida como Euromaidán (maidán é praça em ucraniano), reforçaram hoje as barricadas para repelir possíveis ataques pela polícia antidistúrbios.

Os parapeitos construídos parcialmente de neve e gelo chegam a 3-4 metros de altura, enquanto os ativistas, alguns dos quais treinam para resistir aos ataques policiais, também restauraram as barricadas destruídas durante o ataque policial de segunda-feira.

Além disso, cresceu o número de tendas de campanha, enquanto seguem chegando ônibus com ativistas de outras regiões da Ucrânia para apoiar os protestos contra a suspensão da assinatura do Acordo de Associação com a União Europeia (UE).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade