PUBLICIDADE

Europa

Itália: equipes encerram buscas em hotel soterrado pela neve

26 jan 2017 - 06h07
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipes de resgate trabalham nas buscas por vítimas de avalanche em hotel na Itália.
Equipes de resgate trabalham nas buscas por vítimas de avalanche em hotel na Itália.
Foto: EFE

A busca por desaparecidos entre as ruínas do hotel Rigopiano, soterrado por conta de uma avalanche na Itália, terminou, depois que as equipes de resgates recuperaram na noite de quarta-feira os últimos dois corpos, aumentando o saldo para 29 mortos.

Uma fonte da Defesa Civil informou nesta quinta-feira à Agência EFE que o balanço final é de 29 mortos e 11 sobreviventes, deles nove resgatados entre as ruínas e outros dois que conseguiram fugir da avalanche e alertaram as autoridades.

A fonte lembrou que a busca se baseou nos dados fornecidos pela delegação do Governo de Pescara, onde constavam 40 pessoas dentro do hotel no momento do desastre: 28 hóspedes e 12 funcionários.

O fato aconteceu na tarde do dia 18 de janeiro, quando uma avalanche soterrou o hotel Rigopiano da cidade de Farindola, situado a 1.200 metros de altitude no maciço do Gran Sasso, encravado em plena cordilheira dos Apeninos.

A avalanche aconteceu após as intensas nevascas registradas e presumivelmente pela série de terremotos daquele dia nesta região montanhosa da região de Abruzos, quatro deles de magnitude superior a 5 graus na escala Richter.

O hotel foi soterrado e praticamente totalmente destruído, e as equipes de resgate conseguiram resgatar com vida dentre os destroços um total de nove pessoas, delas quatro crianças de entre seis e dez anos, dois homens e três mulheres.

Os mortos são 15 homens e 14 mulheres e alguns já foram enterrados por seus familiares, como é o caso de Sebastiano Di Carlo e Nadia Acconciamessa, cujo filho Edoardo, de dez anos, sobreviveu à tragédia.

Os trabalhos de resgate terminaram após uma semana de intenso trabalho por parte dos operários que estavam no local, que escavaram sem descanso a neve, as ruínas e os detritos com a esperança de localizar novos sobreviventes.

A Promotoria de Pescara abriu uma investigação para conhecer vários detalhes como a reação dos serviços de emergência após saber do fato e esclarecer se o hotel tinha sido construído em uma região de solo instável.

Veja também

O impressionante momento em que trem parte caminhão no meio em estrada americana:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade