PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump perde: republicanos cancelam votação sobre Obamacare

24 mar 2017 - 17h43
(atualizado às 19h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A liderança republicana da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos cancelou a votação sobre o plano de saúde do presidente do país, Donald Trump, que espera substituir a atual lei do ex-mandatário Barack Obama, após não conseguir os votos suficientes, confirmaram à Agência Efe fontes do Congresso.

Diante da falta de apoio entre os conservadores, o presidente da Câmara, Paul Ryan, retirou o projeto de lei poucos minutos após o começo da votação, previsto para esta tarde, o que representa a primeira grande derrota do presidente dos EUA, Donald Trump, desde que chegou ao poder, em janeiro.

Donald Trump
Donald Trump
Foto: EFE

"A retiramos", confirmou Trump em entrevista por telefone ao jornal "The Washington Post" ao confirmar que após os esforços de negociação não havia chances de conseguir o número mínimo para a aprovação, por isso pediu a Ryan para que retirasse o texto da pauta.

A decisão foi tomada diante da incapacidade republicana de chegar a um acordo sobre o texto legislativo que poderia substituir a atual lei conhecida como Obamacare, especialmente pela rejeição dos mais moderados, assim como da ala ultraconservadora do partido.

Ryan tinha ido horas antes à Casa Branca para informar a Trump que não havia votos suficientes, mas o presidente ainda tinha a esperança de conseguir os 216 votos necessários para aprovar a legislação.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, havia descartado este cenário em sua entrevista coletiva diária, e afirmou que tanto Trump como Ryan tinham feito "todo o possível" para levar "esta oportunidade adiante".

A primeira votação sobre a medida estava previsto para ontem, mas os republicanos se viram obrigados a adiá-la pela mesma razão, embora Trump tenha lhes dado um ultimato e exigido que a proposta fosse submetida hoje a consideração ou, em caso contrário, manteria o sistema atual.

Trump havia dado ultimato para republicanos votarem lei da saúde; veja no vídeo

Trump dá ultimato para republicanos votarem lei de saúde:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade