PUBLICIDADE

Mundo

Em arranha-céus ou com animais; veja 15 selfies perigosas

Muitas delas tinham tudo para se tornar autorretratos incríveis, mas acabaram tirando a vida de seus autores

14 nov 2014 - 08h19
(atualizado em 29/1/2015 às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O hábito de fazer selfies - autorretratos - se tornou tão popular que o "pai" de todos os dicionários, o Oxford está cogitando adicionar o termo a sua lista de verbetes. A renomada e mundialmente conhecida revista Time incluiu 'selfie' no Top 10 Buzzwords, um ranking que reúne palavras novas, modernas e em torno das quais costuma haver um grande alarido. Como disse ao USAToday a consultora de marca Rachel Weingerten, "na era das Kardashians, todo mundo se tornou paparazzi de si mesmo".

Mas são as selfies, por definição, também perigosas?

Há quem considere o nascimento dos autorretratos uma perfeita e audaciosa metáfora da crescente cultura narcisista em que vivemos. "A selfie não é tanto sobre o tema, mas sobre o componente por trás dela - elas brincam com o perigo", defende o psicólogo Martin Voigt, da Universidade de Munique.

Voigt pode estar certo. Separamos quinze selfies que ganharam repercussão mundial. Todas elas beiraram o perigo, mas acabaram se diferenciando pelo desfecho que tiveram. Se o de algumas foi divertido, o de outras foi nada além de trágico.   

Atenção: não perturbe os animais

Uma turista indiana foi pisoteada por um elefante enquanto tentava fazer uma selfie com o animal em uma famosa localidade de Kerala, na Índia, noticiou a agência de notícias Ansa em 28 de outubro. Ao que tudo indica, o elefante não gostou quando Dilapi, de 27 anos, fez uma pose para fazer uma selfie ao seu lado, em um safári nas florestas de Munnar, e acabou derrubando a moça com a sua tromba. A mulher foi parar embaixo das patas do elefante.

Algo muito semelhante aconteceu à socialite favorita dos paparazzi, Kim Kardashian, em abril deste ano, não muito longe dali. Assim como Dilapi, a celebridade tentou fazer uma selfie com um elefante durante uma viagem à Tailândia e se deu mal. Furioso, o animal mostrou que não estava para brincadeira e usou sua tromba para jogar Kim a metros de distância.

Foto:

Foto: Twitter

Mas os elefantes não são os únicos animais tietados em selfies. Em julho deste ano, um homem teve a genial ideia de fazer um autorretrato com um touro durante a famosa Corrida Touros de Pamplona, na Espanha. Para fazer o registro o homem correu a pouquíssimos metros dos animais mais cultuados da Festa de São Fermino.

O momento foi captado pela mídia espanhola e foi parar também nas redes sociais acompanhado da hashtag #eltontolmóvil, ou, o idiota com o telefone. Muitos internautas criticaram a falta de respeito do homem com os outros participantes da corrida. Conforme destacou o The Guardian, o blogueiro do jornal online El Mundo José Luis Vadillo chegou a escrever que “a foto era o maior exemplo da estupidez humana que ele já tinha visto na vida”, acrescentando que o fotógrafo tinha colocado outros corredores em tremendo perigo.  

O homem teve de pagar uma multa de 3 mil euros, prevista em um regulamento que reprime comportamentos perigosos durante o festival, e que proíbe o uso não autorizado de qualquer tipo de dispositivo de gravação. A Corrida de Touros do Fertival de São Firmino coleciona 15 vítimas fatais desde que começou a ser realizada.

Foto:

Foto: Twitter

Animais pequenos, aparentemente inofensivos, e extremamente fofos também representam uma ameaça aos adeptos das selfies. Veja só essa história: um esquilo se aproximou, meio que como quem não queria nada do jovem Brian Genest, de 17 anos, quando ele tentava fazer uma selfie no John Chestnut Park, próximo de Tampa, na Flórida, EUA, em maio. Num ataque de fúria, o animalzinho avançou sobre o adolescente e grudou em suas costas. Imagina o desespero do garoto! Ele teve que se jogar ao chão para que o roedor se soltasse de seu corpo. Parece que o flash e o barulho da câmera assustaram o esquilo.

Em entrevista ao Press Herald, a mãe do adolescente, Paula Wright, contou que registrou os segundos de agonia do filho e publicou a foto junto da selfie, no Instagram do garoto. “Acho que ele aprendeu uma pequena lição com o esquilo, a de que ele não é realmente seu amigo”, disse ela.  Apesar do susto, nem o esquilo, nem o garoto ficaram feridos.

Foto: Paulo Santos / Reuters

Foto: Twitter

Cuidado com os selfies nas alturas

Uma estudante de medicina polonesa morreu após cair de uma altura de 4 metros quando tentava fazer uma selfie em cima da famosa Ponte de Triana, na cidade de Sevilha, na Espanha. De acordo com a polícia, Sylwia Rajchel, de 23 anos, perdeu o equilíbrio e escorregou, batendo contra o concreto, pouco depois da meia-noite de 5 de novembro. O Daily News informou que os médicos conseguiram reanimá-la e levá-la até o hospital, mas infelizmente,  Sylwia Rajchel não resistiu. A Ponte de Triana, construída no século 19, é um dos locais de Sevilha mais procurados pelos turistas apaixonados por fotografia.

Foto: Twitter

Fonte: Twitter

Lee Thompson, fundador da companhia de viagens britânica The Flash Pack, conseguiu convencer  a secretaria de turismo do Rio de Janeiro a subir em um dos mais famosos e reconhecidos monumentos do mundo, o Cristo Redentor. Thompson foi ajudado por uma pequena equipe a escalar a estátua de 37 metros em cerca de 30 minutos. Felizmente, tudo correu bem e ele fez a tão desejada selfie no topo do monumento.

Foto: Twitter

Fonte: Twitter

Em agosto deste ano, um vídeo de três adolescentes no topo de um dos prédios mais altos de Hong Kong (ele tem 346 metros de altura!) viralizou na internet. Conforme informou a Fox News, o cinegrafista Daniel Lau usou uma lente grande angular em sua câmera para fazer a selfie e gravar o vídeo. Enquanto ele fazia o registro, um tanto inusitado, seus colegas, os fotógrafos Anrew Tso e Airin  S., faziam um lanchinho no topo da antena do edifício, como se estivessem sentados à mesa de casa. 

Foto: Twitter

Fonte: Twitter

Alexander Remnev é mundialmente conhecido por fazer fotografias inacreditáveis, capazes de causar desespero a qualquer acrófobo (que tem medo de lugares altos) que se preze. Uma foto sua, no entanto, desperta espanto até mesmo nos mais aventureiros. Trata-se da sua selfie tirada junto de um amigo no topo da Princess Tower, em Dubai, nos Emirados Árabes. Pra você ter uma ideia do perigo que correram esses caras, eu lhe digo que a Torre da Princesa é o maior prédio residencial do mundo, com 411 metros de altura. De acordo com a Fox, Remnev não usa equipamentos de segurança em suas peripécias. Nem por isso ele vai parar de se aventurar: “Dubai tem muitas outras torres para escalar”, contou. É. Tudo indica que ele não vai parar por aí.

Foto: Twitter

Fonte: Twitter

A selfie de um casal de poloneses teve um desfecho tão trágico quanto ao de Sylwia Rajchel (que você viu logo acima). Eles caíram de um penhasco em Portugal e tiveram os corpos encontrados em agosto deste ano nas águas próximas ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental. Os filhos do casal, de 5 e 6 anos, ficaram sob os cuidados de diplomatas poloneses e passaram a receber acompanhamento psicológico após testemunharem a queda. A família era da Polônia mas tinha se mudado para Portugal há alguns anos, segundo o The Telegraph.

Foto: Twitter

Fonte: Twitter

Você acha que já leu o bastante? Então dá só uma espiada nas selfies da fotógrafa coreana Jun Ahn. Ela viaja o mundo fazendo selfies nas alturas. Haja coragem! Jun Ahn explica que a sua inspiração para a série de selfies feita no topo de penhascos e arranha-ceús veio de sua infância e adolescência em Nova York. Coreia do Sul, Estados Unidos, Grécia, Japão e Austrália são apenas alguns dos países pelos quais ela passou fazendo seus registros. Até hoje, nada de grave aconteceu com ela. Ainda bem!

Foto: Twitter

Foto: Twitter

Tragédia anunciada

Um adolescente chileno de 15 anos foi eletrocutado em 17 de novembro enquanto tentava fazer uma selfie em uma torre de alta tensão na cidade de Tiltil, a cerca de 60 quilômetros de Santiago. Ao subir na torre, ele apoiou acidentalmente o braço em um cabo e recebeu a descarga elétrica. Por causa das queimaduras, o jovem foi levado ao Hospital San José, na capital. Segundo a agência de notícias EFE, ele teve 44% do corpo queimado, e seu quadro era considerado grave.

Foto: Twitter

Foto: Paulo Santos/ Reuters

Algo ainda mais grave aconteceu a um espanhol de 21 anos em março deste ano. O jovem de Andújar,  Andaluzia, morreu ao ser eletrocutado após escalar um trem. Ele e o amigo pensaram que a locomotiva, que estava estacionada na estação da cidade, não estava eletrificada, entretanto, seus cabos ainda estavam conectados e conduziram a corrente elétrica. Assim como o chileno, ele encostou em um cabo de alta voltagem acidentalmente, no momento em que ia fazer a foto. A corrente foi tão forte, que, segundo testemunhas, fez o jovem voar longe. Os bombeiros e os paramédicos foram chamados, mas a vítima foi declarada morta ainda no local. Conforme informou o Daily Mirror, o prefeito de Andújar, declarou três dias de luto na cidade. O amigo da vítima também foi eletrocutado, mas, felizmente, sobreviveu.

Foto: Twitter

Foto: Getty Images

Outro caso de morte por eletrocussão foi o da jovem russa Xenia Ignatyeva. A adolescente de 17 anos escorregou de uma ponte em São Petersburgo, de onde tentava fazer uma selfie, e, na tentativa de evitar o pior, se agarrou a cabos de alta voltagem. De acordo com o Daily Mirror, o trágico acidente aconteceu em 22 de abril, a apenas um mês de Xenia completar 18 anos. Ela sofreu uma queda de nove metros e uma descarga de 1.500 volts A jovem russa era uma perpicaz fotógrafa amadora. Sua grande paixão era fotografar com um câmera que havia comprado em 2013, com o dinheiro obtido de um trabalho temporário no último verão.

Foto: Getty Images

Fonte: Twitter

Em abril, uma americana morreu em uma batida de carro apenas alguns segundos depois de postar selfies e atualizar seu status no Facebook. Às 8:33 do dia de sua morte, um post apareceu no perfil de Courtney Sanford. A mensagem, veiculada pelo jornal The Independent dizia: “A música Happy faz eu me sentir tão feliz”. Ás 8:34, a polícia foi avisada da batida. De acordo com a polícia, Sanford, de 32 anos, estava sozinha no carro quando cruzou uma rodovia e colidiu em um caminhão de reciclagem. Os agentes não encontraram nenhum indício de que a americana pudesse ter ingerido bebida álcoolica, usado drogas, ou mesmo ultrapassado o limite de velocidade. Evidências encontradas no Facebook de Sanford mostraram que ela  também estava fazendo selfies enquanto dirigia. Na ocasião, só restou à polícia fazer o seguinte alerta: "esse é um caso real que mostrou o que acontece quando você dirige e usa o celular". Fica a dica.

Foto: Twitter

Foto: Twitter

Outra selfie que teve um final trágico foi a do mexicano Oscar Otero Aguilar. Ele atirou acidentalmente contra si mesmo enquanto tentava tirar um autorretrato com um arma carregada. Ele estaria bebendo com amigos quando a tragédia aconteceu, em agosto deste ano. Otero Aguilar tinha o hábito de postar selfies em redes sociais, geralmente ingerindo bebidas alcoólicas, ou exibindo carros, motos e mulheres atraentes. 

Foto:

Fonte: Twitter

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade