PUBLICIDADE

Mundo

EI faz nova ameaça à Espanha e fala em 'vingar' Inquisição

Em vídeo, grupo instou simpatizantes a cometerem novos atentados

23 ago 2017 - 23h24
(atualizado em 6/10/2017 às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Quase uma semana depois dos atentados na Catalunha, o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicou um novo vídeo no qual celebra as mortes em Barcelona e Cambrils e faz um apelo por novos ataques terroristas.

A gravação mostra dois membros da milícia - um de rosto descoberto e outro de máscara - falando em espanhol. "A jihad (guerra santa) não tem fronteiras. Façam a jihad onde vocês estiverem, e Alá felicitará vocês", diz um deles.

O extremista ainda afirma que os cristãos não devem se esquecer do "sangue muçulmano derramado pela Inquisição espanhola". "Vingaremos sua matança, e Al-Andalus voltará a ser o que foi, terra de califado", acrescenta o terrorista, fazendo referência ao nome da Península Ibérica durante o período de dominação árabe, entre 711 e 1492.

Segundo Rita Katz, diretora do portal de contraterrorismo "SITE", é a primeira vez que o EI veicula um vídeo em espanhol em suas mídias oficiais. Os atentados da semana passada em Barcelona e Cambrils, que mataram 15 pessoas, foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

A Espanha está na mira da milícia não apenas por ter perdido boa parte de seu território para muçulmanos na Idade Média, mas também por integrar a coalizão internacional que combate o EI no Oriente Médio e no norte da África.

A célula jihadista da Catalunha era composta por pelo menos 11 homens, sendo que seis foram mortos pela polícia, três acabaram presos, e dois morreram na explosão da casa usada como base pelo grupo - há ainda um suspeito colocado em liberdade provisória pela Justiça, já que até o momento não foi comprovada sua ligação com os ataques. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade