Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Drone na Romênia foi 'provocação' da Ucrânia, diz Rússia

Bucareste e UE culpam Moscou pelo episódio

15 set 2025 - 08h19
(atualizado às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia definiu como "provocação" por parte da Ucrânia a invasão de um drone ao espaço aéreo da Romênia, país-membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ocorrida no último sábado (13). 

Polônia também acusou Rússia de invadir espaço aéreo com drones
Polônia também acusou Rússia de invadir espaço aéreo com drones
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada pelo embaixador de Moscou em Bucareste, Vladimir Lipaiev, convocado no domingo (14) para prestar esclarecimentos ao governo romeno.

"Todos os fatos levam a crer que tenha se tratado efetivamente de uma provocação deliberada do regime de Kiev", destacou o diplomata.

No último sábado, a Aeronáutica Militar da Romênia interceptou um drone perto do vilarejo de Chilia Veche, na fronteira com a Ucrânia, e o perseguiu até que ele deixasse o espaço aéreo do país, cerca de 50 minutos depois.

Tanto Bucareste quanto a União Europeia atribuem a ação à Rússia. O incidente ocorreu apenas três dias depois de caças da Polônia, também membro da Otan e da UE, terem derrubado drones russos em seu espaço aéreo, caso que aumentou o temor de uma guerra generalizada na Europa.

"Essa escalada imprudente e contínua ameaça a segurança regional. Somos solidários com a Romênia, e estou em contato próximo com o governo romeno", disse no fim de semana a alta representante do bloco europeu para Política Externa, Kaja Kallas.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade