PUBLICIDADE

Mundo

China tem mais curados que contaminados por vírus pela 1ª vez

Número pode indicar reversão na tendência da epidemia

19 fev 2020 - 12h32
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela primeira vez desde o início da epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o número de pacientes curados na China superou a cifra de novos casos confirmados em um único dia.

Policiais em um bloqueio para controle sanitário em Guangzhou, na China
Policiais em um bloqueio para controle sanitário em Guangzhou, na China
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (19) pela Comissão Sanitária Nacional (NHC), 1.824 pessoas receberam alta de hospitais chineses na última terça (18), ao mesmo tempo em que as autoridades confirmaram 1.749 novos contágios.

A quantidade de casos fora da província de Hubei, epicentro da epidemia, caiu pelo 15º dia seguido e chegou a 56 na terça. Já em Hubei, foram confirmados 1.693 novos pacientes, número diário mais baixo desde 11 de fevereiro e pelo segundo dia seguido abaixo de 2 mil.

Até o momento, o Sars-CoV-2 já atingiu 74,2 mil pessoas e matou 2.006 na China continental. Hong Kong registrou duas vítimas, enquanto Taiwan, Japão, Filipinas e França tiveram uma cada, totalizando 2.012 mortos na epidemia.

Em todo o mundo, o novo coronavírus contaminou cerca de 75,3 mil indivíduos, sendo 621 no navio de cruzeiro Diamond Princess, que está bloqueado há duas semanas na costa do Japão.

Após o fim dos 14 dias de quarentena, os passageiros que testaram negativo para o Sars-CoV-2 e não manifestaram sintomas começaram a desembarcar nesta quarta-feira, em um procedimento que deve terminar apenas na próxima sexta (21).

A Itália, que tem 35 cidadãos no Diamond Princess (a maioria tripulantes), mandou uma equipe médica para avaliar suas condições de saúde e deve enviar um avião para repatriação ainda na noite desta quarta.

A aeronave evacuará cerca de 30 italianos - alguns tripulantes preferiram ficar no navio - e 27 cidadãos europeus. O grupo ainda passará por um período de quarentena em seu retorno a Roma, e um italiano que já testou positivo para o novo coronavírus será repatriado em um segundo momento.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade