PUBLICIDADE

Mundo

Chile encerra estado de emergência e reabre fronteiras

O líder chileno usou como justificativa a queda consecutiva de novos casos do coronavírus Sars-CoV-2

1 out 2021 - 16h53
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O Chile encerrou nesta sexta-feira (1º) o estado de emergência decretado em decorrência da pandemia de covid-19, colocou fim ao toque recolher obrigatório imposto em todo o país desde março de 2020 e reabriu as fronteiras para estrangeiros vacinados.

A modificação do Plano de Fronteiras Protegidas permitirá que qualquer estrangeiro que apresente comprovante de vacinação anti-covid completa e atenda a diferentes requisitos entre no território por meio dos aeroportos de Santiago, Iquique ou Antofagasta.

Para entrar no país, o viajante deve preencher digitalmente - até 72 horas antes da viagem -, o formulário "Declaração para Viajantes", disponível no site oficial. O documento inclui informações de contato, histórico de saúde e viagem.

Já para os estrangeiros não residentes também será exigido um seguro de viagem que cubra quaisquer despesas médicas causadas pela covid-19. O valor mínimo deve ser de US$30 mil.

Vista panorâmica de Santiago, Chile, junho de 2019. REUTERS/Rodrigo Garrido
Vista panorâmica de Santiago, Chile, junho de 2019. REUTERS/Rodrigo Garrido
Foto: Reuters

Além disso, será necessário apresentar exame de PCR negativo, realizado com pelo menos 72 horas de antecedência da viagem. O turista ainda deverá cumprir quarentena de cinco dias em um endereço declarado, um hotel ou residência.

Com a suspensão do estado de emergência, o Chile não irá impor mais quarentenas regionais ou comunitárias, mas o isolamento de casos positivos e suspeitos permanecem. A limitação de capacidade em estabelecimentos também devem ser respeitadas, dependendo da situação epidemiológica.    

"Era necessário fornecer ao nosso país mais e melhores ferramentas para combater a pandemia de covid-19, permitindo a restrição da liberdade e mobilidade das pessoas por meio de medidas como quarentenas, cordões sanitários e recolher obrigatório. Esse estado de catástrofe permitiu que as Forças Armadas colaborassem no controle e supervisão das medidas de emergência que o governo teve de adotar", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, ao anunciar a reabertura no último dia 27 de setembro.

O líder chileno usou como justificativa a queda consecutiva de novos casos do coronavírus Sars-CoV-2. Desde o início da pandemia até o momento, o Chile registrou 1,6 milhão de contágios e mais de 45 mil mortes por covid-19.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade