PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte lança 2 mísseis de curto alcance ao leste

Trata-se da 14ª vez que o regime comunista realiza um lançamento de foguetes em 2014 e a 6ª vez neste ano que utiliza mísseis balísticos

13 jul 2014 - 00h25
(atualizado às 00h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O regime norte-coreano lançou neste domingo (data local) dois mísseis balísticos de curto alcance ao Mar do Leste (Mar do Japão), o que se soma aos diversos lançamentos deste tipo que Pyongyang realizou nas últimas semanas, informou o Estado-Maior sul-coreano.

A Coreia do Norte realizou durante a madrugada dois lançamentos desde a cidade fronteiriça de Kaesong, a cerca de 20 quilômetros da zona desmilitarizada entre as duas Coreias, e segundo um porta-voz de Defesa de Seul, os projéteis poderia ter um alcance de 500 quilômetros.

Trata-se da 14ª vez que o regime comunista realiza um lançamento de foguetes em 2014 e a sexta vez neste ano que utiliza mísseis balísticos.

"A Coreia do Norte realizou os lançamentos de mísseis balísticos em duas ocasiões, a primeira por volta de 1h20 e o outro ao redor de 1h30 hora local", informou o Estado-Maior sul-coreano.

A fonte de Seul apontou que é "muito incomum" que a Coreia do Norte realizou lançamentos de um lugar tão perto da chamada Zona Desmilitarizada (DMZ, na sigla em inglês) e que o Exército do Sul elevou a vigilância perante a possibilidade de mais ações deste tipo.

Outro militar citado pela agência "Yonhap" explicou que a escolha desta localização evidencia que a Coreia do Norte desenvolveu "sua habilidade de disparar mísseis balísticos de qualquer lugar e em qualquer momento".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade