PUBLICIDADE

Ásia

Avalanches no Nepal atrapalham resgate de corpos em aldeia atingida por terremoto

16 jun 2015 - 09h11
Compartilhar
Exibir comentários

Novas avalanches têm prejudicado os esforços para recuperar os corpos em uma aldeia remota no Nepal onde, há quase dois meses, mais de 100 estrangeiros e moradores foram soterrados após um deslizamento de terra causado por um terremoto devastador.

Foto de arquivo do monte Langtang Lirung, no Nepal. 24/02/2009
Foto de arquivo do monte Langtang Lirung, no Nepal. 24/02/2009
Foto: Gopal Chitrakar / Reuters

Cinco soldados foram feridos por deslizamentos de neve na segunda-feira, o que levou à suspensão temporária da operação de resgate, disseram autoridades nesta terça-feira. Até agora, as equipes recuperaram 193 corpos, incluindo os de 22 estrangeiros, na aldeia de Langtang, que foi varrida por uma avalanche violenta desencadeada pelo primeiro de dois terremotos que abalaram o Nepal em abril e maio.

Equipes de resgate estão usando pás e brocas para cavar através de cerca de 30 metros de neve e gelo e alcançar os corpos. Os trabalhadores têm de percorrer altas altitudes para chegar à área e, em seguida, voltar no mesmo dia, porque é muito perigoso acampar lá com a neve e pedras caindo.

"Lá fora, é devastação total", disse Pravin Pokharel, um agente da polícia local envolvido no resgate. "Não se vê nada no vale, exceto a neve, gelo e rochas."

A aldeia Langtang, localizada 60 quilômetros ao norte de Katmandu, é o terceiro local mais popular para trilhas no Nepal, depois do Evereste e o Annapurna. Pokharel disse que os soldados e policiais ainda estão à procura de 106 pessoas desaparecidas, incluindo pelo menos 20 provenientes de países da Europa, dos Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Os terremotos de 25 de abril e 12 de maio mataram 8.789 pessoas e feriram outras 22 mil, tornando-se o pior desastre de que se tem registro no país.

(Reportagem de Gopal Sharma)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade