Os transportes mais alternativos do Brasil

Os transportes mais alternativos do Brasil

Não é apenas sobre rodas que chegam as soluções para o trânsito nas cidades. As alternativas podem vir por trilhos no ar, pela água e, até mesmo, por cabos, como no teleférico do morro do Alemão, no Rio. São soluções simples e cada vez mais necessárias para amenizar os problemas de locomoção nos grandes centros urbanos.

Os efeitos negativos no trânsito vão além da qualidade de vida daqueles que perdem horas por dia na viagem entre casa, trabalho ou escola. Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que os transtornos do deslocamento dos moradores nas grandes cidades afetam "diretamente" a produtividade do trabalhador e a competitividade do setor produtivo. De acordo com o estudo, entre 2003 e 2010, o tempo médio gasto pelo brasileiro em deslocamentos urbanos aumentou 20%.

Em São Paulo, uma solução encontrada foi o monotrilho. Em Porto Alegre, após décadas frustradas, voltaram os projetos do aeromóvel e do transporte pelas águas do Guaíba. As bicicletas também ganham cada vez mais espaço. Confira neste especial os meios de transportes mais alternativos do Brasil.

foto: Divulgação