Ponte com vão móvel

Um dos principais cartões-postais de Porto Alegre, a Ponte do Guaíba tem como característica principal um vão móvel de 58 m de extensão e 400 t de peso, que é erguido a 33,5 m acima do nível do lago, permitindo a passagem de navios de grande porte. Trata-se da maior obra de engenharia feita no País até então, sendo a primeira ponte do Brasil a ser realizada em concreto protendido. Ao contrário do concreto armado, que usava ferros, a técnica inovadora utiliza aços especiais que comprimem o concreto, permitindo vãos maiores.

Ao todo, a Ponte do Guaíba tem 1,1 km de extensão, contando com duas faixas de rolagem em cada sentido, sem acostamento. Pela obra passa a rodovia BR-116, ligando a região sul do Estado à capital gaúcha, por onde circulam aproximadamente 40 mil veículos por dia. Cada operação de içamento do vão móvel leva, em média, de 20 a 25 minutos.

Além da Ponte do Guaíba, compõem a Travessia Régis Bittencourt as pontes Canal Furado Grande, Saco da Alemoa e a ponte sobre o rio Jacuí, todas entre os municípios de Porto Alegre e Eldorado do Sul.

foto: Concepa/Divulgação