Michael Collins
Filho de pais americanos, o astronauta Michael Collins nasceu em Roma, na Itália, em 1930. Após o início da Segunda Guerra Mundial, a família Collins decidiu deixar a Itália onde moravam e retornar aos Estados Unidos. Nos EUA, Collins decidiu-se pela carreira militar, seguido uma tradição familiar. Bacharel em Ciências pela Academia Militar dos Estados Unidos, Collins foi piloto de testes da Força Aérea Americana e foi selecionado para integrar o quadro de astronautas da Nasa em 1963.

Três anos depois, em 1966, participou da sua primeira missão espacial, a Gemini X, onde realizou duas caminhadas espaciais. Em 1969, foi escolhido para ser o piloto o Modulo de Comando Columbia na histórica missão Apollo 11. Por ter sido o único a não desembarcar na Lua, acabou ofuscado pelos colegas e o nome menos conhecido desta missão. O Módulo de Comando ficou na órbita da Lua, de onde Collins monitorava o trabalho dos de Neil Armstrong e Buzz Aldrin em solo lunar.

Em sua autobiografia, Collins escreveu "esta missão foi estruturada por três homens, e eu considero minha parte dela tão necessária como a de qualquer um dos outros dois". E essa é a verdade, já que dele dependiam para um retorno seguro à nave Colúmbia e posterior regresso à Terra, seus dois colegas de missão.

Seu nome não ficou muito conhecido, mas o símbolo da missão Apollo 11 - uma águia pousando na Lua com um ramo de oliveira - que tornou-se um dos ícones da chegada do Homem à Lua, é de sua autoria.

Após retorno ao nosso planeta, Collins e os dois colegas permaneceram em isolamento para evitar que possíveis contaminantes existentes na Lua trazidos por eles entrassem em contato com a população. Após sair da quarentena, os três tornaram-se celebridades viajando pelo mundo como representantes do poder tecnológico americano.

Logo, Collins assumiu um cargo no Departamento de Estado dos Estados Unidos, era então o Assistente Especial de Negócios Públicos. Depois foi nomeado diretor do Museu Nacional Aeroespacial dos Estados Unidos, cargo que ocupou até o ano de 1978 quando foi convidado para ser o subsecretário do Smithsonian Institution. Nesse mesmo ano, o astronauta se aposentou da Força Aérea dos Estados Unidos com o posto de Major-General. E em 1980 assumiu o cargo de Vice Presidente da LTV Aerospace. Em 1985 afastou-se para iniciar seu próprio negócio.

Collins, atualmente com 80 anos, é casado e tem três filhos.