Criminalidade em SP

Criminalidade em alta

O ano entra na reta final com um panorama preocupante em São Paulo. A soma dos primeiros onze meses de 2012 mostra que houve crescimento na criminalidade no Estado se comparado com o mesmo período de 2011. Foi registrado aumento no número de vítimas de homicídio doloso e de latrocínio (roubo seguido de morte), além de alta nos casos de estupro, tentativa de homicídio, tráfico de entorpecentes, e roubo e furto de veículo. Em compensação, houve queda nas ocorrências de roubo a banco.

Se forem levados em conta somente os números de novembro do ano passado em relação ao deste ano, a realidade é quase a mesma. No crime de estupro, por exemplo, houve um crescimento de 26,24% nos casos no Estado. Outubro foi o mês que mais teve ocorrências em 2012: foram 1.239 registros.

Os dados da capital mostram que a realidade é quase a mesma. No comparativo entre novembro de 2011 e deste ano, há queda no número de roubo (-13,74%) e furto (-10,99%) de veículo, mas o total de vítimas de homicídio quase dobrou– de 99 para 170, um crescimento de 71,72%. Confira a seguir os números no Estado e na capital.

foto: Futura Press