PUBLICIDADE

Proposta petista em SP tem só duas palavras: 'Lula livre'

Registro do programa de Luiz Marinho no TRE-SP: 'é um deboche', diz analista; campanha petista diz que houve erro

15 ago 2018 - 19h22
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O plano de governo do candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, Luiz Marinho, tem apenas duas palavras: "Lula livre". É o que consta no registro de sua candidatura, feito nesta quarta, 15, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. O documento foi enviado ao órgão junto com os demais papeis para confirmar a presença do ex-prefeito de São Bernardo do Campo nas eleições 2018. Um "erro", de acordo com a equipe do candidato.

Nesta quinta, o tribunal deve confirmar o pedido de registro da chapa petista, que tem Ana Bock como vice e, a partir de então, serão contados cinco dias para pedidos de impugnação. Só então, com ou sem pedidos de impugnação, o TRE poderá contestar a documentação apresentada pela campanha de Marinho. Se contestada, o candidato terá três dias para corrigir eventuais erros de seu registro.

Plano de governo de Luiz Marinho (PT) ao governo de São Paulo
Plano de governo de Luiz Marinho (PT) ao governo de São Paulo
Foto: Reprodução/Plano de governo de Luiz Marinho / Estadão Conteúdo

Para o cientista político Marco Antônio Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas, o envio do documento soa como deboche. "Ele pode falar 'Lula livre' quando e como quiser. Mas enviar este documento para o TRE mostra pouco respeito pelo instrumento. É um deboche. Isso não é um programa de governo. Fatos como este colocam em discussão a própria função da exigência do registro do programa de governo. Se ninguem mais dá bola para isso, é preciso aprimorar o sistema. Ou ele deixa de fazer sentido e vira instrumento de deboche. Quem perde com isso é o eleitor."

O TRE informou que os documentos do candidato não foram inseridos pela Justiça Eleitoral. Procurada pela reportagem, a equipe de Marinho afirmou que houve um erro no envio do plano de governo ao TRE, e que a campanha já está corrigindo o problema. De acordo com a assessoria de Marinho, um plano de governo já está elaborado e deve ser divulgado em breve.

Veja também:

Mobilização em Brasília reúne militantes pela candidatura de Lula:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade