PUBLICIDADE

Lula vota sob coro de 'olê olê olá' e pede respeito ao resultado das urnas

Em discurso, o petista pediu que Deus iluminasse os brasileiros e 156 milhões de eleitores, que definem hoje um "modelo de vida" que querem

30 out 2022 - 10h06
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários
"Dia mais importante da minha vida", diz Lula após votar em São Bernardo do Campo:

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou à Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, sob coro de 'Olê Olê Olá', por volta das 9h10 deste domingo, 30. Acompanhavam o petista o candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB); o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT); a ex-ministra Marina Silva (Rede) e a esposa do candidato, a socióloga Janja Silva.

Na seção, Lula cumprimentou os voluntários do Tribunal SUperior Eleitoral (TSE), abraçou eleitores e votou em cerca de um minuto. Lula também posou para fotos com seu documento de identidade e comprovante de votação. 

Em discurso após votar, o petista pediu que Deus iluminasse os 215 milhões de brasileiros e 156 milhões de eleitores, que definem hoje um "modelo de vida" que pretendem. Otimista com a escolha do "projeto que a democracia seja vencedora", Lula falou ainda em resgatar as pessoas que passam fome e estão em situação de rua.

O ex-presidente e candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vota na Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araujo, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, neste domingo, 30 de outubro de 2022.
O ex-presidente e candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vota na Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araujo, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, neste domingo, 30 de outubro de 2022.
Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

"Que seja um dia de paz, tranquilo. Que as pessoas votem de acordo com sua consciência, e que depois todos nós, ao sabermos o resultado, respeitemos. Quem ganhar, vai festejar; quem perder, vai lamentar", disse Lula.

Lula ainda voltou a dizer que espera que, caso eleito, o presidente Jair Bolsonaro compreenda a necessidade de uma boa transição. 

Clima de ativismo e esperança

Apesar do forte esquema de segurança desde as 7h da manhã deste domingo, 30, apoiadores de Lula foram à Escola Estadual Firmino Correia de Araújo vestidos de vermelho, cor símbolo do partido, em busca de um resultado favorável ao petista nas urnas. Lucia Gomes e Lúcia Nazaré, por exemplo, chegaram logo no primeiro horário e levaram flores vermelhas e brancas para entregar ao presidenciável.

"A expectativa hoje é Lula presidente", disse a primeira. "Jair, Jair embora", completou Nazaré, em referência a uma música que viralizou nas redes sociais e foi entoada no entorno do colégio eleitoral, que é uma espécie de "despedida" do atual presidente da República.

Apoiadores votam no mesmo colégio que Lula
Apoiadores votam no mesmo colégio que Lula
Foto: Karen Lemo / Terra

Seu Gijo, como se identificou, aproveitou o momento de votar para demonstrar orgulho pelas raízes nordestinas. Apoiador de Lula, ele levou uma placa para protestar contra falas preconceituosas do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Presidente, somos todos nordestinos do Oiapoque ao Chuí", diz a placa. Gijo explica orgulhoso a escolha da frase.

"Lembra quando o Bolsonaro falou mal dos nordestinos? Então, fiz essa placa em homenagem a todos os nordestinos [...] e Lula é nordestino", conta. 

*Com colaboração de Estela Marques.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade