PUBLICIDADE

Alckmin se filia ao PSB e abre caminho para convite de Lula

Em uma cerimônia lotada, o ex-governador foi o nome mais esperado de um conjunto de mais de uma dezena de novos filiados

23 mar 2022 - 11h58
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Geraldo Alckmin
Geraldo Alckmin
Foto: Nacho Doce / Reuters

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 23, sua filiação ao PSB, encerrando um período de meses de negociações, ato que abrirá o caminho ao convite formal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seja seu candidato a vice em sua chapa presidencial.

Em uma cerimônia lotada, na sede da fundação do PSB, Alckmin foi o nome mais esperado de um conjunto de mais de uma dezena de novos filiados ao partido -entre eles, o senador Dário Berger, pré-candidato ao governo de Santa Catarina, e o vice-governador do Maranhão Carlos Brandão, que também disputará o governo do Estado.

A candidatura de Alckmin a vice-presidente não foi citada em nenhum momento, apenas insinuada. Mas a presença de lideranças do PT, como à presidente do partido, deputada Gleisi Hoffman, o senador Paulo Rocha e o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, dão uma mostra do caminho acertado pelos dois partidos.

Principal interessado no movimento de Alckmin, Lula preferiu não comparecer para não ocupar um momento que era do ex-governador.

Os discursos, no entanto, mostram que não há dúvidas sobre a aliança.

"O partido está unido em torno da candidatura do presidente Lula", disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

"Essa filiação é um ânimo. Sabemos qual é o nosso lado, o da democracia", disse o ex-governador de São Paulo, Márcio França. "Não tem como ficar do outro lado. Há só um lado, o da democracia."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade