PUBLICIDADE

Fuvest 2024: veja dicas para prova de redação da 2ª fase do Vestibular

Os mais de 8 mil candidatos farão a prova redação da 2ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest neste domingo (17). Coordenadora de redação dá dicas para prova.

15 dez 2023 - 15h24
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A prova de redação da Fuvest costuma ter como temas de cunho filosófico, sociológico e antropológico. O objetivo desses assuntos, de acordo com a coordenadora de Redação, Jéssica Dorta, é ampliar o alcance das discussões dos candidatos.

Os inscritos farão a prova de redação e as demais provas da 2ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest no próximo domingo e segunda-feira, 17 e 18 de dezembro. 

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) organiza o exame para ingresso aos cursos da Universidade de São Paulo (USP).

Como é a redação da Fuvest?

A redação do Vestibular da Fuvest deve é um texto no formato dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve apresentar uma reflexão sobre um determinado tema e defender um ponto de vista ao discuti-lo ao longo de quatro ou cinco parágrafos dentro do limite de 30 linhas.

Diferentemente de outros exames, a Fuvest obriga que a redação apresente um título. Outra característica da redação é que a prova oferece trechos de textos e recortes para que os candidatos possam ter material para analisar o assunto que será trabalhado.

Temas da redação da Fuvest

Jéssica Dorta, coordenadora de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante, lembra que os temas da redação da Fuvest geralmente são de cunho filosófico, sociológico e antropológico, como consumismo, decolonialidade, transumanismo, entre outros.

Veja abaixo os temas dos últimos cinco anos:

2023 - Refugiados ambientais e vulnerabilidade social.

2022 - As diferentes faces do riso.

2021 - O mundo contemporâneo está fora de ordem?

2020 - O papel da ciência no mundo contemporâneo.

2019 - A importância do passado para a compreensão do presente.

Dicas para a redação da Fuvest 2024

Foto: Brasil Escola

A coordenadora Jéssica Dorta aconselha que os estudantes pensem no projeto do texto da redação da Fuvest 2024 após uma leitura atenta e crítica da frase temática e dos textos que compõem a coletânea.

"Com o tema da redação da Fuvest, é importante definir qual será o ponto de vista a ser defendido, os argumentos que serão mobilizados e a hierarquia de apresentação deles"

Jéssica Dorta

Uma dúvida comum entre os estudantes é em relação à necessidade de haver no texto um repertório externo à coletânea.

"Essa dúvida normalmente está associada à exigência de repertório externo feita pelo ENEM, o que estimula o uso engessado de repertórios. Sobre isso, é importante compreender que, para a Fuvest, mais importante do que selecionar um repertório externo é revelar, por meio do texto, uma leitura crítica e consistente do mundo"

Fuvest 2024

A Fuvest 2024 oferece 8.147 vagas. Do total de candidatos, mais de 8 mil concorrem às vagas reservadas para estudantes de escolas públicas. Quanto às cotas étnico-raciais, são 4.150 candidatos concorrendo às oportunidades. 

Medicina ocupa os três primeiros lugares entre os cursos mais disputados. Medicina em São Paulo é o mais procurado. Em seguida, vêm Medicina em Ribeirão Preto e Medicina em Bauru.

O resultado final do vestibular deve sair no dia 22 de janeiro de 2024. A segunda chamada deve ser liberadas no dia 14 de fevereiro. 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade