PUBLICIDADE

Sisu 2024: último dia para se inscrever na lista de espera

Candidatos que não foram aprovados na chamada regular ainda têm uma chance de entrar na universidade este ano!

7 fev 2024 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários

Esta quarta-feira (7) é o último dia para manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada). Para isso, os candidatos que concorreram a uma vaga na edição devem acessar o site do Sisu e fazer login com o acesso do Gov.br.

Foto: Unsplash/Reprodução / Guia do Estudante

A lista é uma alternativa para os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato da inscrição. Ela depende das desistências de candidatos já convocados - por isso não é possível dizer, com precisão, quantas vagas sobrarão.

Vale lembrar ainda, que com a classificação para o segundo semestre já nesta edição, a dinâmica da lista de espera pode mudar um pouco. Algumas universidades permitirão que os candidatos aprovados para o segundo semestre tentem também uma vaga na lista de espera agora no início do ano.

Em 2024, foram ofertadas pelo Sisu 264.254 vagas disponíveis em 127 universidades.

Mudanças no Sisu 2024

Este ano, pela primeira vez, o Sisu está acontecendo apenas no primeiro semestre, com vagas destinadas ao início e meio do ano.

Com a revisão da Lei de Cotas, todos os participantes também passaram a concorrer, primeiramente, na categoria de ampla concorrência. A mudança busca tornar o processo mais justo e aumentar o ingresso de estudantes de escolas públicas no Ensino Superior.

Quilombolas também passaram a ser incluídos nas ações afirmativas, ao lado de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

+ O que é quilombola? Entenda quem se encaixa na categoria do Sisu

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade