PUBLICIDADE

Oscar 2024: 7 filmes para ampliar seu repertório

Alguns dos indicados ao prêmio podem ser uma ótima ferramenta para mostrar sua bagagem cultural na redação

8 fev 2024 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 10 de março acontece a 96ª cerimônia do Oscar. Talvez você já tenha até assistido alguns dos indicados que foram um sucesso nos cinemas, como Barbie e Oppenheimer. Mas sabia que é possível explorar certas obras para se dar bem nos vestibulares?

Foto: Canva/Divulgação / Guia do Estudante

A ideia aqui não é substituir uma aula - afinal, os longas não abordam um conteúdo ou disciplina de forma específica. Entretanto, eles podem ser ótimas ferramentas na hora da redação para explicar melhor um período histórico, assuntos que estão em alta na sociedade ou figuras reais emblemáticas que deixaram sua marca. 

+ 'Barbie' e outros: como usar na redação os filmes mais pesquisados do ano

Seja para citá-las de forma direta, defender um argumento, exemplificar um evento histórico ou ilustrar uma ideia, essas obras são um prato cheio para você mostrar que consegue fazer boas associações entre a proposta da banca e um filme, explorando sua bagagem cultural de forma ampla, aguçada, crítica e diversa. 

Para te ajudar nisso, o GUIA DO ESTUDANTE separou sete indicados ao Oscar 2024 e os respectivos temas que eles abordam. Confira abaixo:  

Oppenheimer 

Com 13 indicações, Oppenheimer conta a história do físico J. Robert Oppenheimer, um dos cientistas que liderou o Projeto Manhattan, que culminaria na construção das primeiras bombas atômicas. Dirigido por Christopher Nolan, o filme foi baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, "Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer".

A obra é ambientada na Segunda Guerra Mundial e busca explorar todas as tensões da época, além de abordar temas como corrida armamentista, os bombardeamentos atômicos de Hiroshima e Nagasaki, fissão e fusão nuclear, e Macarthismo.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Original, Melhor Design de Figurino, Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Design de Produção, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

Disponível na Apple TV , no Google Play e no <a href=" " target="_blank" rel="noopener"> YouTube . 

Rustin

Bayard Rustin foi conselheiro de Martin Luther King sobre resistência civil não-violenta e um dos ativistas que liderou a luta pelos Direitos Civis nos Estados Unidos. Além disso, foi um dos principais nomes da organização da Marcha sobre Washington de 1963, quando King fez seu histórico discurso "Eu tenho um sonho".  

O longa mostra os bastidores de todo esse contexto e como Rustin precisou enfrentar o racismo e a homofobia em meio a sua batalha por igualdade. 

Indicações: Melhor Ator. 

Disponível na Netflix . 

Barbie

Com a maior bilheteria de 2023, "Barbie" pode ser explorado nos vestibulares tanto pelo enredo em si quanto pela produção de forma mais ampla.

O filme mostra os desafios enfrentados pela boneca Barbie ao entrar no "mundo real". Nessa trajetória, a obra explora, de forma cômica em algumas partes e mais sensível em outras, todos os impactos do machismo e do patriarcado no dia a dia, além de abordar temas como o papel da mulher na sociedade, empoderamento feminino, ansiedade, assédio, mercado de trabalho para mulheres e sororidade. 

+ Por que mulheres ganham menos que homens - e como superar o problema

Mas, para além do que vemos nas telas, o filme da Barbie tornou-se o centro das atenções após as indicações para a premiação desse ano. Isso porque, apesar do sucesso nos cinemas e de diversas indicações, a diretora Greta Gerwig ficou de fora da disputa de melhor direção. O fato reacendeu debates sobre representatividade feminina no Oscar, afinal, em quase 100 anos de história da Academia, apenas três vezes mulheres ganharam nessa categoria: Chloé Zhao por "Nomadland," Kathryn Bigelow por "Guerra Ao Terror" e Jane Campion por "Ataque dos Cães".

Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Canção Original, Melhor Design de Figurino e Melhor Design de Produção. 

Disponível na HBO Max , no Google Play e na Apple TV . 

Resistência 

Nessa mistura de drama e ficção científica, o mundo está dividido em uma guerra entre humanos e inteligência artificial. A humanidade está em vantagem por ter uma arma extremamente poderosa de ataque contra os robôs, mas isso muda quando uma figura misteriosa, o Criador, começa a desenvolver uma arma capaz de virar o jogo.

Assim, o filme "Resistência" é uma ótima ferramenta para abordar temas como inteligência artificial e todos os dilemas éticos que aparecem com o avanço dessa tecnologia. 

Indicações: Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.

Disponível no Star+ .

Zona de Interesse 

"Zona de Interesse" se passa em plena Segunda Guerra Mundial e faz o retrato de uma família nazista que vive nas proximidades de Auschwitz, o mais brutal campo de concentração da Alemanha na época no nazismo.

Vencedor do Grande Prêmio no Festival de Cannes 2023, o filme mostra a dura realidade e as atrocidades cometidas na época e, ao mesmo tempo, faz uma crítica a como esse cenário era encarado com naturalidade e até banalidade por muitos. 

"Zona de Interesse" t em previsão de estreia nos cinemas brasileiros no dia 15 de fevereiro.

+ O Diário de Anne Frank: a história da menina que viveu o Holocausto

Indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional e Melhor Som. 

Napoleão

Napoleão é considerado uma das figuras mais emblemáticas da História. Reconhecido por suas estratégias de guerra e suas habilidades políticas, ele dominou quase todo o continente europeu e foi um dos principais responsáveis por dar à França a posição de um grande império de conquistas militares.  

+ Conheça 10 fatos sobre a vida de Napoleão Bonaparte

Em 2024, completam-se 220 anos do dia em que Napoleão se tornou imperador. Como esse é um evento histórico que faz aniversário redondo esse ano , vale redobrar sua atenção sobre o tema já que muitos vestibulares aproveitam essas efemérides para explorar determinados assuntos nas questões. 

Indicações: Melhor Design de Figurino, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais. 

Disponível na Apple TV e no Google Play .

A Cor Púrpura 

O longa foi baseado no livro de mesmo nome escrito pela autora norte-americana Alice Walker. A obra rendeu à escritora um Prêmio Pulitzer e já tem uma outra versão adaptada para o cinema, de 1985, dirigida por Steven Spielberg e com atuações de Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey.

"A Cor Púrpura" conta, por meio de cartas dirigidas a Deus e à irmã da protagonista, a história de uma mulher negra no sul dos Estados Unidos nos anos de 1930, que foi abusada desde criança pelo pai e, posteriormente, pelo marido. Assim, a obra discute temas como racismo, machismo e violência no início do século 20.

Estreia no dia 8 de fevereiro nos cinemas.

Indicações: Melhor Atriz Coadjuvante. 

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade