Muito além da Fuvest: veja outras formas de entrar na USP

Uma das mais prestigiadas universidades do País adotou outras formas de acesso nos últimos anos; Lista de aprovados na Fuvest foi divulgada nesta sexta

24 jan 2020
12h28
atualizado às 12h32
  • separator
  • 0
  • comentários

SÃO PAULO - Uma das mais prestigiadas e tradicionais instituições de ensino do País, a Universidade de São Paulo (USP) diversificou e ampliou nos últimos anos as possibilidades de ingresso. A Fuvest, vestibular da universidade, continua sendo a principal porta de acesso e divulgou os aprovados em primeira chamada nesta sexta-feira, 24, mas há ainda outras formas para garantir uma vaga nos cursos de graduação.

Em 2016, a universidade passou a aceitar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E em 2019, a universidade passou a reservar vagas para estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

Para a seleção deste ano, a USP oferecerá 11.260 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.317 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest, 2.830 vagas pelo Sisu, voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e 113 destinadas a estudantes premiados em competições científicas. Veja como concorrer às vagas:

Sisu

A USP passou a destinar parte de suas vagas para o Sisu, sistema federal que reúne milhares de vagas em universidades federais e estaduais do País. O estudante utiliza a nota do Enem para se candidatar. A maioria das vagas destinadas ao Sisu são reservadas para cotas sociais e raciais.

Olimpíadas

Seguindo a experiência das outras duas universidades estaduais paulistas, a Unicamp e a Unesp, a USP passou a reservar parte das vagas para estudantes que tiveram desempenho de destaque em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. A seleção, no entanto, ocorreu em setembro do ano passado. Foram disponibilizadas 113 vagas em 60 cursos - a maioria na área de ciências exatas e engenharias.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade