Ministro volta a falar sobre ingresso na universidade

A declaração ocorre após grande repercussão de entrevista em que Ricardo Vélez Rodríguez disse que a 'ideia de universidade para todos não existe'

30 jan 2019
19h25
atualizado às 19h54
  • separator
  • comentários

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, defendeu nesta quarta-feira, 30, que o ensino básico, que vai da educação infantil até o ensino médio, deve ser de qualidade para permitir aos estudantes, que desejam, ingressar na universidade. A declaração foi grande repercussão de uma entrevista que deu ao jornal Valor Econômico em que disse que a "ideia de universidade para todos não existe".

No vídeo, publicado no Twitter, Rodríguez reforça que a universidade não deve ser voltada para todos, mas para aqueles que desejam ingressar no ensino superior e que devem ter condições de competir por uma vaga. "Universidade, do ponto de vista da capacidade, não é para todos. Somente algumas pessoas que têm desejos de estudos superiores e que se habilitam para isso entram na universidade", diz no vídeo.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez
Foto: Ernesto Rodrigues / Agência Brasil

Vélez Rodríguez acrescenta no vídeo: "A universidade tem que ser democrática, ou seja, todos aqueles que quiserem entrar, devem estar em pé de igualdade para poder competir pelo ingresso na universidade. A coisa melhor para ingressar na universidade é ensino básico de qualidade, onde todo mundo se forma, todo mundo se habilita e todo mundo pode competir em pé de igualdade".

O Plano Nacional De Educação (PNE), lei que estipula metas para melhorar a qualidade da educação no país, estabelece que pelo menos 33% da população de 18 a 24 anos devem estar na universidade até 2024. Atualmente, essa porcentagem chega a 23,2%. Além disso, determina que a porcentagem total de estudantes em relação a população de 18 a 24 anos, a chamada taxa bruta de matrícula, chegue a 50%. A taxa atual é 34,6%.

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade