Veja 10 respostas para perguntas muito curiosas

9. Como surgiu a expressão "OK"?

Quando se concorda com alguém, é comum usar uma palavrinha preguiçosa de apenas duas letras: "OK". Mas quem a diz provavelmente não imagina que, por trás dessa concisa combinação de letras, há explicações diversas e não muito simples.

Segundo o livro O Guia dos Curiosos (1996), de Marcelo Duarte, OK significa "tudo certo" (all correct, em inglês). Acontece que, no início do século XIX, em Boston , EUA, em vez das letras AC, que poderiam ser confundidas com "alternating current" (corrente alternada), costumava-se usar OK, referente a "oll korrect", gíria que tinha o mesmo significado.

No entanto, há uma outra versão. A sigla teria começado a ser usada na Guerra de Secessão dos Estados Unidos (1861-1865). As pessoas exibiam, na fachada das casas, a expressão OK, iniciais de "0 killed" (zero mortos), para comunicar que ali não havia nenhuma baixa de guerra.

Outra curiosidade a respeito da expressão OK é que ela teria sido a primeira palavra proferida na Lua. Se Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar no satélite natural da Terra, o astronauta Edwin Aldrin pode se gabar de ser o pioneiro a expressar-se verbalmente por lá, pouco depois do pouso do Módulo Lunar Eagle, da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

Foto: Getty Images

Terra