Vc Sabia?

Por que os olhos saem vermelhos em algumas fotos?

Se ao tirar uma foto de seus amigos em uma festa os olhos deles aparecerem vermelhos na imagem, não encare esse defeito como um sinal de que está na hora de trocar de câmera ou abandonar seu sonho de ser fotógrafo. Pontos vermelhos nos ohos são resultado do reflexo do flash na retina, uma espécie de membrana localizada na parte de trás do olho, segundo o oftalmologista Henrique Schneider, especialista em retina pela Universidade do Sul Califórnia (EUA).

Ele explica que, quando uma foto com flash é tirada, a luz que sai da câmera entra nos olhos passando pela córnea e cristalino até chegar ao fundo do olho, na retina. A luz bate e retorna para fora, refletindo a coloração vermelha da retina, que se deve ao grande fluxo de sangue no local.

O efeito indesejado, no entanto, não aparece em todas as fotos com flash. Para que os olhos fiquem vermelhos é preciso que as pessoas estejam com o olhar bem de frente para a câmera. Assim, forma-se o ângulo suficiente para que a luz bata no fundo do olho e volte em linha reta em direção à lente.

Responsável pela cor vermelha do reflexo, a retina tem a função de converter a luz que entra nos olhos em estímulos que viajam pelo nervo ótico até formar a imagem percebida por meio do cérebro. "A retina é como se fosse uma antena parabólica lá atrás do olho captando as imagens", explica Schneider.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Terra