O crescimento da produção de energia elétrica ao longo do tempo tem influenciado decisivamente o progresso da humanidade, mas também tem criado uma séria preocupação: o prejuízo ao meio ambiente. Nos próximos anos, uma nova tecnologia de geração de energia elétrica deverá ganhar espaço: as células a combustível hidrogênio/oxigênio.

Com base no texto e na figura, a produção de energia elétrica por meio da célula a combustível hidrogênio/oxigênio diferencia-se dos processos convencionais porque
A) Transforma energia química em energia elétrica, sem causar danos ao meio ambiente, porque o principal subproduto é a água.
B) Converte a energia química contida nas moléculas dos componentes em energia térmica, sem que ocorra a produção de gases poluentes nocivos ao meio ambiente.
C) Transforma energia química em energia elétrica, porém emite gases poluentes da mesma forma que a produção de energia a partir de combustíveis fósseis.
D) Converte energia elétrica proveniente dos combustíveis fósseis em energia química, retendo os gases poluentes produzidos no processo sem alterar a qualidade do meio ambiente.
E) Converte a energia potencial acumulada nas moléculas de água contidas no sistema em energia química, sem que ocorra a produção de gases poluentes nocivos ao meio ambiente.
Disciplinas envolvidas - geografia, atualidades e matemática
O prejuízo ao ambiente aparece mais uma vez interligado à outra matéria na prova do Enem. Segundo Mateus Prado, "essa questão, além da parte de energia, que pertence à competência dessa prova, traz um juízo de valor com relação aos prejuízos a produção da mesma pode trazer ao meio ambiente".
Para o professor de português do Objetivo, Antônio Ricardo Russo, "essa questão ilustra de maneira clara que a prova do Enem ainda não é uma prova totalmente interdisciplinar, no rigor do termo, pois temos elementos de química conectadas com um assunto da atualidade, mas nada muito complexo".