Bactérias, fungos e leveduras ajudam a produzir seus alimentos favoritos; descubra

5. Botox

Quem nunca ouviu falar do Botox? As celebridades o adoram. Mas se não fosse a bactéria Clostridium botulinum, a mesma que causa o botulismo, muitas mulheres estariam ainda desesperadas com as rugas de expressão e muitas clínicas estéticas não estariam faturando tanto como nesta época em que o Botox virou uma febre.

Mas o que vem a ser isso, afinal? O Botox na verdade é o nome de uma marca americana. O nome técnico do Botox é toxina botulínica tipo A produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa substância paralisa alguns músculos do rosto, impedindo que as rugas apareçam. Elas não somem para sempre, e voltam quando o efeito das aplicações acaba. Na verdade, as rugas nem sequer deixam de existir, mas como os músculos estão paralisados, temos essa impressão.

A toxina botulínica também é utilizada para tratamentos de enxaqueca e de sudorese excessiva. Injeções da toxina em músculos da região da cabeça e do pescoço podem aliviar a dor de cabeça, uma vez que estimula o cérebro a produzir substâncias com efeito analgésico. No caso do suor excessivo, a toxina butolínica paralisa o nervo da glândula sudorípara. Tanto o nervo como a glândula continuam normais, mas não há mais a passagem do estímulo que provoca o suor.

Foto: Getty Images

Terra