Harvard tem um novo professor e ele não é humano
A Inteligência Artificial já está substituindo os professores humanos em Harvard
Você gostaria de fazer um curso em Harvard? Daqui pra frente a universidade mais prestigiosa do planeta vai ter Inteligência Artificial dando aula.
O principal curso de programação de Harvard, o popular Computer Science 50 (ou CS50), está ganhando uma ferramenta de inteligência artificial como "assistente de aprendizado".
A partir do próximo semestre, que começa no final de setembro, os alunos poderão consultar o Bot CS50 para responder perguntas e obter feedback sobre seus trabalhos. O novo professor também será capaz de identificar e explicar erros em linhas de código.
A notícia foi dada no site dos alunos da universidade, The Harvard Crimson, onde David J. Malan, professor do CS50, comenta que espera que um dia a IA generativa possa oferecer aulas individuais disponíveis 24/7. "Os alunos poderão aprender no próprio ritmo e no estilo que funcionar melhor para cada um", explica.
Com o uso de instrutores de IA, Malan projeta que o tempo dos professores dedicado a tarefas quase repetitivas como responder perguntas frequentes seja substituído por interações "mais significativas" com os alunos, podendo dar mais ênfase a temas como ética.
“Vamos deixar claro para os alunos que eles devem sempre pensar criticamente ao receber informações”, completa Malan. “Seja de humanos ou software.”
Ótimo conselho. E é só o começo da IA na educação...
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.