PUBLICIDADE

Tudo o que você precisa saber sobre o Sisu 2023/1

As inscrições acontecem entre 16 e 24 de fevereiro. Saiba como funcionam as notas de corte, a lista de espera, a matrícula e mais

17 jan 2023 - 18h12
(atualizado em 15/2/2023 às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) estão abertas entre esta quinta-feira (16) e 24 de fevereiro. Trata-se de um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, por meio da nota da edição mais recente do Enem.

Foto: Pixabay/Lucas Silva/Guia do Estudante/Reprodução / Guia do Estudante

Estudantes de todo o Brasil que realizaram o Enem 2022 podem participar do programa, que oferece vagas em cursos de nível superior em universidades públicas pelo país. Além disso, é necessário não ter zerado a redação.

Nesta edição, serão oferecidas 226.399 vagas, distribuídas entre 6.402 cursos em instituições públicas. É possível escolher até duas opções de cursos, que podem ser alterados e terem suas notas de corte acompanhadas durante todo o período de inscrições.

Aqui vamos esclarecer pontos importantes sobre o programa, vamos lá!

O que você precisa decidir durante as inscrições do Sisu

Para se candidatar gratuitamente às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem 2022 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. As duas escolhas podem ser em diferentes cursos e em diferentes universidades ou do mesmo curso, na mesma universidade, só que em turnos diferentes.

É possível também só preencher uma das opções, já que a segunda não é obrigatória. No entanto, neste outro texto, explicamos porque é interessante pensar com carinho na segunda opção e como analisar as possibilidades.

O candidato também deverá indicar na inscrição qual é a modalidade de concorrência em que ele se encaixa: ampla concorrência ou cotas para escolas públicas ou PPI (pretos, pardos e indígenas). Mas, ainda que ele tenha direito a concorrer pelas ações afirmativas, poderá optar pela ampla concorrência como estratégia. Entenda, neste outro link, alguns casos em que vale a pena a ampla concorrência, mesmo tendo direito a cotas.

Como funcionam as notas de corte

Durante a semana de inscrições, o sistema calcula, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos participantes inscritos.

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Neste caso, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e uma nova nota é gerada.

O candidato poderá, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes quiser. O Sisu irá considerar somente a último registro.

A aprovação e a lista de espera

Se o desempenho do candidato permitir o ingresso nos dois cursos escolhidos, prevalecerá a primeira opção. O resultado do Sisu será divulgado no dia 28 de fevereiro.

O candidato que não for aprovado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse na lista de espera para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição. Vale lembrar que os aprovados na segunda opção não poderão concorrer na lista de espera da primeira.

Depois que o processo do Sisu é encerrado, quem manifestar interesse na lista de espera deve ficar atento às chamadas nos sites das próprias universidades em que estão concorrendo. Não há um cronograma ou uma quantidade exata de chamadas nesta modalidade, tudo dependerá do número de vagas ofertadas e de quantos convocados se matricularam. Ou seja,  conforme as desistências forem registradas, as instituições liberarão mais chamadas.

+ Saiba mais sobre como funciona a lista de espera do Sisu

A matrícula do Sisu

Como vimos, para se inscrever no Sisu é necessário somente o número do CPF e a senha cadastrada no Enem. No entanto, caso seja aprovado, o candidato deverá apresentar uma relação de documentos na hora de se matricular na universidade. Essa documentação é anunciada pela própria instituição.

O GUIA  DO ESTUDANTE separou a relação dos documentos que geralmente são solicitados na hora da matrícula em universidades, especialmente nas públicas. Vale atenção extra de quem foi aprovado nas modalidades de cotas, que costumam exigir mais comprovantes.

Confira abaixo o cronograma completo divulgado pelo edital do programa.

Cronograma Sisu 2023/1

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro

Resultado da chamada única: 28 de fevereiro

Prazo para participar da lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade