PUBLICIDADE

6 livros para presentear no Dia dos Namorados

E nada de só amor romântico não, viu? Separamos livros sobre amor-próprio, amor carnal, amor à literatura e mais

12 jun 2024 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários

12 de junho, Dia dos Namorados, e o romance está no ar! No ar e nas páginas dos livros também. O amor é o grande tema da ficção desde os primórdios da humanidade. É o tema mais frequente na literatura, mas também no teatro, no cinema, na música e... sejamos sinceros, nas melhores fofocas. Para celebrar isso, neste Dia dos Namorados, o GUIA DO ESTUDANTE te indica 6 livros para você presentear o seu amado.

O amor está no ar... e nas páginas também!
O amor está no ar... e nas páginas também!
Foto: Canva/Unsplash/ / Guia do Estudante

E veja bem: você pode ser o seu próprio amado, viu? Solteiros também estão inclusos nessa seleção. Viva o amor - seja ele da forma que for!

1. "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga

Este livro cobrado na Fuvest 2025 é o apogeu de um crush emocionado. Você é do time que se apaixona e gosta de expressar todo o seu amor pela pessoa - até antes mesmo do próprio relacionamento? Tomás Antônio Gonzaga te endente! O poeta escreveu o livro para provar à Marília o seu amor. O próprio nome da obra lhe entrega: Dirceu é o pseudônimo do autor; "Marília de Dirceu" seria, assim, uma forma de dizer que a jovem era a sua Marília. Fofo, não é?

2. "Procura-se um namorado", de Alexis Hall

Dia dos Namorados chegou e você se identificou com o título do livro? A obra do britânico Alexis Hall é um leve e divertido romance que remete aos tempos dos tabloides de fofoca e culto às celebridades que permearam o início dos anos 2000. No livro, acompanhamos a saga de Luc O'Donnell, filho de um rockstar decadente, que tem fama de garoto-problema na imprensa. Para limpar sua imagem, embarca em uma cruzada para encontrar o namorado perfeito. O que não imaginava é que sua melhor chance seria com o rival, Oliver Blackwood.

3. "Meus dias na livraria Morisaki", de Satoshi Yagisawa

Amar é um risco: fato. Neste simpático romance coreano, Takako, uma jovem de 25 anos, descobre isso da pior maneira. O homem que dizia lhe amar para sempre a abandona do dia a para a noite. Desempregada e no precipício de uma profunda depressão, a jovem vai trabalhar na livraria do tio, um excêntrico viúvo que lhe concede um quartinho acima do estabelecimento. Na livraria, Takako vai descobrir o amor pelo recomeço, pela literatura... e, quem sabe, pelo jovem editor que a frequenta também.

4. "Morangos Mofados", de Caio Fernando Abreu

Este é para quem está solteiro e a procura de amor - mesmo sem entender direito o que é esse sentimento. Na lista da Unicamp 2025, a obra clássica de Caio Fernando Abreu reúne contos que abordam temas como solidão, tesão, frustração e a fé em dias melhores. Homossexual assumido, o autor derrama pela obra as dores de ser um homem gay a procura de afeto e reciprocidade em meio à ditadura militar brasileira.

5. "O amor não é óbvio", de Elayne Baeta

O amor não é óbvio e se manifesta de maneiras inesperadas. Enquanto todos na escola só pensam na festa de formatura e em perder a virgindade, Íris vê sua vida mudar com a notícia que Cadu Sena, sua paixão platônica, está solteiro. Determinada a entender por que a ex-namorada do rapaz, Édra, o deixou por outra garota, Íris embarca em uma investigação. A bordo de sua bicicleta amarela, ela não só descobre os segredos de Édra, mas também os seus charmes e encantos.

6. "Desamada: Um corpo à espera do amor", de Midria

Qual é o contrário de amor? Esta obra de Midria, autora famosa pelas competições de poesia falada, é uma leitura para quem já viveu o "desamor", a solidão, a sensação de ser a carne "mais barateada do mercado afetivo". O livro aborda a ausência e o desejo não em tom de tristeza, mas em pulsão de vida. Uma autêntica representação da solidão da mulher negra.

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade